Programa Legislativo vai à Escola começa atividades de 2018

O programa Legislativo vai à Escola, da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), começou suas atividades de 2018. Na quinta-feira (15), três turmas do 8º ano da Escola Municipal Prefeito Nilson Wilson Bender participaram de uma dinâmica que tem como objetivo ensinar aos estudantes as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Na atividade lúdica, alunos fazem o papel de vereadores, integrantes de associação de moradores, membros de conselho municipal, além de prefeito e juiz. Outros estudantes da classe são separados em grupos que representam bairros da cidade. São apresentadas, então, situações-problema que os bairros podem sofrer, como demora em obras e falta de merenda escolar.

Os alunos têm que buscar soluções, procurando o Legislativo, o Judiciário ou o Executivo através das ferramentas que os cidadãos comuns têm para participar da vida política. No decorrer da atividade, a servidora da CVJ Luana Santos, responsável pelo projeto, ensina os conceitos dos três poderes, das ferramentas legislativas, da cidadania, entre outros.

De acordo com a diretora interina da Escola Municipal Prefeito Nilson Wilson Bender, Maria Aparecida Benarte, a atividade acrescenta conhecimentos. “É um assunto que eles não têm acesso na grade curricular normal, então permite que os estudantes entendam o contexto da política e da cidadania”, afirmou.

Em 2017, 1.874 estudantes participaram do programa Legislativo vai à Escola em 26 escolas de Joinville. Desde 2015, quando iniciou o projeto, 6.346 já participaram das atividades. Para que sua escola participe do Legislativo vai à Escola você pode entrar em contato com a Escola do Legislativo da CVJ pelo e-mail escola.legislativo@cvj.sc.gov.br ou pelo telefone 2101 3255.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Nilson Bastian/CVJ
Informações: CVJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *