Comércio de Santa Catarina tem o maior crescimento do país

O comércio de Santa Catarina teve o maior crescimento no volume de vendas do Brasil em 2017. A alta varejo restrito – sem atividades de material de construção e veículos – foi de 13,5%, bem acima do resultado do país, que foi de 2%. A receita nominal catarinense também teve resultado maior que o brasileiro, com percentuais de 12,8% e 2,2%, respectivamente. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em dezembro, o varejo catarinense teve alta de 10,2% no volume de vendas e 8,9% na receita nominal na comparação com o mesmo mês de 2016. Em relação a novembro, no entanto, teve queda de 3,3% nas vendas, por conta das compras antecipadas do Natal nas promoções da Black Friday, em novembro

O segmento do comércio de Santa Catarina que puxou os números positivos em 2017 foi o de hipermercados e supermercados, com 25% de alta no acumulado do ano. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), esse crescimento se deve pela queda na inflação dos alimentos, que trouxe mais poder de compra para as famílias. Na comparação com dezembro de 2016 a alta foi de 23,7%.

No acumulado do ano, segundo a Fecomércio, dois setores começaram a se recuperar: o de equipamentos e material de informática, escritório e comunicação (24,2%), que amargaram um longo período de baixa nas vendas por conta da queda na demanda, e eletrodomésticos (10%), que começam a reagir com a melhora no acesso ao crédito. Já móveis (15,8%) e tecidos, vestuário e calçados (8,9%) encolheram em 2017.

Texto: Alexandre Perger
Foto: Alesc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *