Projeto de lei que proíbe tração animal no perímetro urbano de Joinville é aprovado na CVJ

Depois de muita discussão em 2017, a Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) finalmente aprovou, em 2º turno, o Projeto de Lei Complementar 53/2017, que trata do tráfego de veículos de tração animal na área urbana de Joinville. A vereadora Ana Rita Negrini Hermes (PROS), autora do projeto e eleita com base na defesa dos animais, comemorou a aprovação na sessão plenária de terça-feira (6). O projeto já havia sido aprovado em 1º turno no ano passado.

“Por anos tenho acompanhado inúmeras ocorrências de abusos no trato com os animais durante a circulação das carroças e demais veículos movidos por tração animal em Joinville, muitos animais são usados à exaustão e, depois, abandonados. Também é notória a necessidade de um melhor planejamento de mobilidade urbana para a cidade, assim como buscarmos melhores condições para as pessoas que trabalham com coleta de resíduos”, disse a vereadora.

A nova lei determina o fim gradativo (dois anos) do uso de carroças no perímetro urbano da cidade. Ela complementa a Lei 360/2011, que institui o Programa de Proteção Animal no Município de Joinville. A lei entrará em vigor após a sanção do prefeito Udo Döhler e publicação do texto no Diário Oficial.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Tony Winston/Agência Brasília via Fotos Públicas
Informações: Assessoria de Ana Rita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *