PSOL Joinville apresenta pré-candidatos para Alesc e Câmara dos Deputados

O PSOL Joinville aproveitou o clima pré-carnaval e botou o bloco na rua de olho na eleição de outubro. Na tarde de domingo (4), em evento realizado no Salvador Vegan Café, o partido apresentou dois pré-candidatos que farão dobradinha na região Norte de Santa Catarina. Eduardo Rodrigues, para deputado estadual, e Jessica Michels, para deputada federal. Ambos fazem parte de uma corrente interna do partido (Rosa Zumbi), que promoveu o evento. O partido ainda vai apresentar outros pré-candidatos para disputar os votos na região.

A eleição está marcada para o dia 7 de outubro de 2018. O segundo turno, se necessário, vai ocorrer no dia 28 do mesmo mês. Interessados que ainda não integram partidos políticos ainda podem se filiar, desde que com seis meses de antecedência. Ou seja, até o dia 7 de abril. Os pré-candidatos, por sua vez, já podem fazer campanha, desde que não peçam votos e não divulguem seus números. A data limite para registrar a candidatura é o dia 15 de agosto.

Neste ano, os eleitores vão escolher o presidente da República, governadores de estado e do Distrito Federal, senadores (duas vagas por estado), deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

Conheça os candidatos

Eduardo Rodrigues tem 29 anos e disputou a eleição municipal de 2016, quando fez 400 votos para a Câmara de Vereadores. Na época, além de presidente municipal da sigla, atuava como um dos coordenadores da campanha de Ivan Rocha à Prefeitura. Liderança estudantil na época da faculdade, Rodrigues é militante político de diversas causas na cidade, como a luta pelo transporte público e pelos Direitos Humanos, e sempre atua na articulação de movimentos e atividades políticas em Joinville.

Aos 27 anos, Jessica Michels é uma figura de destaque na esquerda joinvilense. Ativista LGBT e feminista, também é defensora de pautas relacionadas aos Direitos Humanos. Atuante nas redes sociais, a fotógrafa também marca presença em manifestações políticas. Apesar de não ganhar uma vaga na Câmara de Vereadores, fez sucesso nas urnas na campanha de 2016, sendo a mulher mais votada do PSOL em Santa Catarina, com 1.913 votos.

Lideranças prestigiam evento

O evento contou com a presença de lideranças estaduais do partido. Leonel Camasão, que disputou a prefeitura de Joinville em 2012 (fez 10.017 votos) e atualmente preside o PSOL de Florianópolis, veio da Capital para prestigiar o evento. Amigo pessoal de Eduardo e Jessica, Camasão foi um dos responsáveis por trazê-los ao partido.

O vereador florianopolitano Marcos José de Abreu, o Marquito, também compareceu. Segundo parlamentar mais votado em Florianópolis, com 5.448 votos, é militante ligado a causas ambientais, como a agroecologia e a alimentação . Marquito esteve acompanhado pela líder indígena Kerexu Yxapyry, que atua pela demarcação de terras no Morro dos Cavalos e também apoiou as candidatura de Eduardo e Jessica.

A advogada Cynthia Pinto da Luz, ligada à luta pelos Direitos Humanos e candidata a vice-prefeita pelo PSOL em 2016, também esteve no evento para apoiar os pré-candidatos. Ela é ligada à Esquerda Marxista, a outra força política do PSOL joinvilense, que atualmente preside a sigla com o ex-vereador Adilson Mariano. A organização deve apresentar candidatos no decorrer do semestre.

Além dos convidados da Grande Florianópolis, militantes do Vale do Itajaí vieram acompanhar o evento.

Texto e foto: Felipe Silveira

4 comentários em “PSOL Joinville apresenta pré-candidatos para Alesc e Câmara dos Deputados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *