Programa Saúde no Bairro promove dicas de alimentação e exercícios físicos

Os moradores atendidos pela Unidade Básica de Saúde do Floresta estão convidados a conhecer mais sobre alimentação e atividades físicas, por meio do Programa Saúde no Bairro, desenvolvido pela nutricionista Marcelle Dominoni e pela fisioterapeuta Simone Suzuki Woellner. A ação, iniciada em outubro do ano passado, teve o primeiro encontro de 2018 realizado na manhã de segunda-feira (5), no auditório da Paróquia Cristo Ressuscitado.

“O que comer no café da manhã e lanche” foi o tema explorado pela nutricionista. De acordo com ela, o foco é a prevenção e o incentivo a novos hábitos. Marcelle reforçou a importância de não pular a refeição e forneceu 10 sugestões de cardápios. O grupo de 17 pessoas presentes também recebeu impressas várias opções de receitas saudáveis.

“O importante é começar com mudanças pequenas em direção a um novo comportamento por mais saúde. Estas palestras também são uma oportunidade da população tirar dúvidas diretamente, sem aguardar ou agendar atendimento”, explicou Marcelle.

A fisioterapeuta falou sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde. “O que queremos mostrar é não é algo para ocorrer de forma pontual. Trata-se de um compromisso para a vida”, considerou Simone. Ela explicou o tempo que o organismo precisa para gastar a energia adquirida com alimentos calóricos, destacou os benefícios dos exercícios regulares.

Quem pratica exercícios físicos melhora a massa óssea, condição pulmonar, cardíaca e a circulação, reduz a glicose, colesterol, triglicerídeos e a pressão arterial. Além disso, o exercício físico é indicado como tratamento para ansiedade, depressão e insônia, pois produz endorfina, que estimula o bom humor, ativa a memória, melhora a disposição mental e física, e alivia dores musculares.

Outros sete encontros já estão agendados. Todos são gratuitos e ocorrem das 10 às 11 horas, no auditório da Paróquia Cristo Ressuscitado, na rua Guararapes, 100. Para participar, basta ter acima de 18 anos e residir no bairro Floresta.

Próximas palestras do Programa Saúde no Bairro

19/2 – O que comer no almoço e no jantar? I Cuidando da higiene do sono.
05/3 – Problemas no funcionamento intestinal, como melhorar com a alimentação? I Exercícios físicos e saúde 2.
19/3 – Alimentação para recuperar o fígado I Identifique um Acidente Vascular Cerebral – Tempo é cérebro.
02/4 – Como escolher os alimentos pelo rótulo: não seja enganado. I Conhecendo sua coluna.
16/4 – Alimentação e diabetes. I Cuidados com os pés do diabético.
07/5 – Cuidando da sua coluna no dia a dia.
14/5 – Dieta Low Carb

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *