Joinvilense fica entre os 100 selecionados do programa RenovaBR

Com o propósito de formar e capacitar cidadãos para a disputa das próximas eleições, o programa RenovaBR selecionou um grupo de 100 pessoas de todo o Brasil. Entre eles está o joinvilense Alisson Julio, de 29 anos, analista de sistemas e filiado ao partido Rede Sustentabilidade, conhecido nacionalmente por ter Marina Silva no como uma das fundadoras.

Julio ainda não lançou sua pré-candidatura e está escolhendo o cargo para o qual pode vir a concorrer, se no legislativo federal ou estadual. Portador de uma doença genética e cadeirante desde criança, sempre contou com a ajuda de diversas pessoas. Por isso, encontrou na política uma forma de retribuir. “Quero mostrar para outras pessoas que se todos se ajudarem, se todos somarem, se todos entenderem o coletivo, será melhor para todo mundo”, comenta.

O analista de sistemas ainda atua como voluntário do projeto Coleta Lacre, uma startup social que arrecada lacres de latinhas de alumínio e a cada 90 quilos do material realiza a doação de uma cadeira de rodas.

Em relação ao projeto político, um dos focos deve ser o direito das pessoas com deficiência, mas Julio afirma que quer ir além. “Tenho comigo que um parlamentar não pode ter uma única bandeira. Por isso adoto a ideia de mandato compartilhado, onde procurarei me cercar de pessoas capacitadas em várias áreas e de várias cidades, que poderão participar ativamente de todas as ações do mandato”, explica.

Julio decidiu participar do RenovaBR por considerar que ele é feito da sociedade para a sociedade. “Não é de nenhum partido. Além disso toda a formação que receberemos, será algo inédito no Brasil. A sociedade clama por renovação e por representantes éticos, coerentes e capacitados para ocupar a função pública”, comenta.

A primeira do processo consistiu em um formulário online e em alguns testes, que analisaram posicionamento político, entendimento do funcionamento público e de lógica para avaliação de coerência.

A segunda etapa foi uma entrevista via videoconferência. A terceira foi um teste psicológico que abordou temas como ética, corrupção e assédio. A quarta e última foi uma banca presencial em São Paulo.

Os selecionados irão passar por uma formação e receberão bolsas de estudos. O programa envolverá conhecimentos de campanha, comunicação, autoconhecimento e desafios do Brasil.

Eles terão à disposição ferramentas de estratégia, mídias digitais e mídias tradicionais, além de mentores irão acompanhar os selecionados durante todo o programa. Um dos representantes do projeto é o apresentador Luciano Huck.

Texto: Alexandre Perger
Foto: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *