Varejo catarinense tem 12º mês consecutivo de alta nas vendas

Em outubro, pelo mês consecutivo, o varejo catarinense teve positiva no volume de vendas. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), o comércio cresceu 13,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em termos de receita nominal, a alta foi de 11,6%.

No acumulado de 12 meses, o volume de vendas do comércio varejista restrito (sem atividades de material de construção e veículos) apresentou variação positiva de 11,7%, acima dos 9,7% do mês passado. Esta é a taxa mais alta desde janeiro de 2005 e também o melhor resultado entre todos os estados. O faturamento neste período avançou 12,4%, levemente acima do resultado de do mês anterior (11,7%).

A maior alta veio do segmento de hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que cresceu 22,7%. Na sequência vem móveis (12,9%) e outros artigos de uso pessoal doméstico (11,4%). Por outro lado, houve queda no segmento de tecidos, vestuário e calçados (-10,6%) e livros, jornais, revistas e papelarias (-1,7%).

No Brasil, o comércio varejista restrito registrou alta de 2,5% no volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano passado- o 7º resultado positivo consecutivo depois de 23 taxas negativas seguidas nessa base comparativa- e variação de 1% na receita. No acumulado de 12 meses, o país fechou com alta de 0,3%, resultado que não se via desde abril de 2015, e variação de 2,1% na receita.

Edição: Alexandre Perger
Foto: Fecomércio-SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *