Veja quem recebeu a Medalha Antônia Alpaídes no Dia da Consciência Negra

A Câmara de Vereadores de Joinville realizou, na segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, uma sessão solene em que concedeu a Medalha de Mérito Antônia Alpaídes a personalidades que se destacaram no combate ao racismo e na defesa da igualdade racial. Os homenageados foram indicados pelas bancadas partidárias do Legislativo. Confira a lista de homenageados:

Josué Martinho de Souza, o “Pico”
Homenageado pelo PMDB
Natural de Guaramirim, Pico mora em Joinville desde 1967 e é um dos fundadores do Flamenguinho Esporte Clube. O vereador Claudio Aragão elogiou o trabalho com jovens e adolescentes realizado pelo homenageado.

Leonardo dos Passos Santos, o “Bola”
Homenageado pela bancada do PSB
Natural de Brasília, Bola é integrante do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos Pela Diversidade. Já foi Rei Momo do Carnaval de Joinville e é um promotor do samba na cidade.

Sebastião Benedito
Homenageado pela bancada do PR
Nascido em Tijucas, mora há 29 anos no bairro Nova Brasília. É ligado à Renovação Carismática Católica.

Jacila Barbosa
Homenageada pelo PSDB
Conhecida como “Mãe Jacila”, é uma das principais lideranças das religiões de matriz africana na cidade. Trabalha em projetos sociais em comunidades carentes e preside o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial.

Rufino Agostinho de Aviz
Homenageado pelo Solidariedade
Morador do bairro Vila Nova, Rufino começou a vida em Joinville em 1959. Ele foi um dos pioneiros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no bairro.

Alexandre Marcos de Jesus
Homenageado pelo PSB
Comandante do 62º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro em Joinville, o coronel carioca está a frente da unidade militar joinvilense há mais de um ano.

Daniel de Souza
Homenageado pelo PSC
O pastor Daniel de Souza é camburiense e atua na Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Lúcia Helena Corrêa (homenagem póstuma)
Homenageada pelo PDT
A professora Lúcia Helena Corrêa morreu aos 53 anos, vítima de câncer. Como diretora da Escola Adolfo Bartsch, ela conduziu sua equipe à conquista do melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em séries iniciais entre as escolas municipais de Joinville. Sua mãe, Joanita Marcolino Corrêa, foi quem recebeu a medalha.

Ana Lúcia Martins
Homenageada pelo PROS
Professora, pesquisadora e militante da participação da mulher na política, Ana Lúcia é integrante do Fórum de Mulheres Negras de Joinville e fundadora do Coletivo Ashanti de Mulheres Negras.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Sabrina Seibel/CVJ
Informações: CVJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *