Joinville realiza ação orientativa para pessoas com diabetes

A Secretaria da Saúde de Joinville e a Sociedade Joinvilense de Medicina realizam neste sábado (18) o 1º Mutirão do Diabetes de Joinville. A ação preventiva ocorre das 8 às 12 horas, na sede da Sociedade Joinvilense de Medicina, na rua General Sampaio, 34, bairro Anita Garibaldi.

O evento é destinado exclusivamente às pessoas diabéticas. O objetivo é orientar as pessoas sobre as complicações da doença, especialmente a retinopatia diabética, que pode levar à perda visual total e irreversível, se não for tratada a tempo.

Por conta disto, o mutirão também conta com a parceria da Sociedade Catarinense de Oftalmologia. O diabetes mellitus (DM), se não controlado, pode provocar disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos e coração.

Em função das alterações provocadas pelos níveis elevados de glicose nos pequenos vasos sanguíneos, as pessoas com diabetes têm 25 vezes mais chances de desenvolver a cegueira em comparação ao resto da população.

No evento, serão triadas até 300 pessoas com diagnóstico de DM para orientação e prevenção das complicações que podem levar à cegueira. Será feita aferição da pressão arterial, IMC (índice de massa corporal) e glicemia. Também serão realizados gratuitamente procedimentos de avaliação do fundo de olho e, nos casos necessários, serão encaminhados para o tratamento com laser da retina, por meio da Secretaria da Saúde.

Os demais pacientes, de acordo com a avaliação, serão encaminhados às Unidades Básicas de Saúde para acompanhamento das equipes.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Fotos Públicas
Informações: Secom Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *