Udesc Joinville apresenta novo veículo baja nesta quinta-feira

A equipe Udesc Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, apresenta seu novo veículo modelo baja nesta quinta-feira (9). O evento será aberto à comunidade e acontecerá às 19 horas, no Auditório do Bloco F. Vídeos e fotos do processo de criação, montagem e testes do protótipo serão exibidos, além da exposição do novo carro.

O veículo será utilizado na Etapa Sul da competição Baja SAE Brasil, que será realizada de 16 a 19 de novembro, na Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul. A equipe que projetou e construiu o carro é formada por 34 estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, que participarão do desafio.

O carro, batizado de Fênix, começou a ser projetado no início do ano. Orientados pelo professor Nicodemus Neto da Costa Lima, os estudantes trabalharam no veículo, inclusive nas férias. A equipe traçou metas para reduzir a massa do veículo, em comparação ao projeto anterior; e melhorar a eficiência e aceleração do carro.

A Udesc Joinville disputará a competição com outras 21 universidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os veículos de cada equipe serão submetidos a provas que testarão a segurança, a aceleração, a velocidade, a tração, os freios, a manobrabilidade e a suspensão dos protótipos. O carro também passará por um enduro de resistência, com três horas de duração.

O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com o desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Udesc Velociraptor Baja

A equipe Udesc Velociraptor Baja faz parte de um projeto de ensino e extensão do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Udesc. A equipe é dividida em subsistemas, cada um responsável pela produção de uma parte do carro, como os freios, a transmissão e suspensão dianteira, entre outras.

Durante a realização do projeto, os acadêmicos se deparam com situações reais de engenharia e situações empresariais, como gestão de pessoas, orçamento e gestão de projeto. A equipe ainda mantém contato com empresas da região, com o objetivo de conseguir patrocínios e serviços.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Udesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *