Alteração de lei garante atletas de outros estados no Jasc 2017

Assembleia Legislativa aprovou, na última quarta-feira (25) o projeto de lei do Governo do Estado que adia para 1º de janeiro de 2018 o começo da vigência da lei que alterava as regras para inscrição de atletas para os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Agora os municípios que participarão da etapa estadual dos Jasc de 3 a 11 de novembro, em Lages, não correm mais o risco de perder atletas por inscrição impugnada.

Antes a Lei 17.276, que havia entrado em vigor em 5 de outubro, obrigava que todo atleta que participasse das competições da Fesporte, como os Jasc, Olesc (na qual Joinville foi campeã este ano) e Joguinhos, por exemplo, estivesse residindo em Santa Catarina por pelo menos dois anos antes da data do evento.

Pela lei, atletas de outros estados que foram contratados depois de novembro de 2015 por municípios para disputar os 57º Jasc e que já participaram das etapas regionais estariam impedidos de atuar na etapa estadual, em Lages.

“O governador Raimundo Colombo sancionou a lei no dia 5 de outubro”, disse Antônio Aguiar (PMDB), autor da lei alterada. “E as inscrições (para o Jasc) foram anteriores, então criou-se um impasse jurídico para esses jogos abertos”, prosseguiu Aguiar, ainda fazendo o alerta de que municípios continuavam a “importar” atletas de destaque para reforçar suas delegações.

O presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho, destacou que a mudança de data foi fundamental para a segurança jurídica dos Jasc em Lages. “Havia o receio de muitos municípios de serem prejudicados. Agora, essa nova vigência traz tranqüilidade para todos”.

Mais de 4.500 atletas em Lages

A etapa estadual dos Jasc terá a participação de 4.600 atletas de 97 municípios disputando 46 troféus em 27 modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, taekwondo, natação, remo, tiro (armas curtas, armas longas e ao prato), triathlon, xadrez, basquetebol, bocha, bolão 16, bolão 23, futebol, futsal, handebol, punhobol, tênis, tênis de mesa, voleibol e vôlei de praia.

Edição: Yan Pedro Kuhnen
Informações: Fesporte e Alesc
Foto: Fesporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *