Veja quais serão as atividades programadas para a Semana Lixo Zero 2017

Cerca de 60 atividades já estão confirmadas na agenda da 4ª edição da Semana Lixo Zero Joinville, que começa na próxima sexta-feira (20) e ocorre até o dia 29 deste mês em vários pontos da cidade. Palestras, oficinas, mutirões de plantio de mudas de árvores e de limpeza, coletas de resíduos eletrônicos, além de atividades culturais, como exposição de arte e show musical, são algumas das ações que vão ocorrer ao longo dos 10 dias. A programação foi divulgada na manhã de terça-feira (17), no Teatro do Sesc.

De acordo com Arthur Rancatti, da empresa Rastro Soluções Sustentáveis, que organiza o evento em parceria com Instituto Lixo Zero Brasil, de Florianópolis, as atividades de 2017 cadastradas por parceiros e organizações da sociedade civil surpreenderam pelo conteúdo aprofundado em relação à problemática da geração e descarte incorreto de lixo.

“Observamos que as ações não estão voltadas apenas para mostrar qual é o problema, mas apontam para possíveis soluções, não só em relação à questão do lixo, mas para temas sobre sustentabilidade em geral. Como exemplos podemos citar as palestras que vão ocorrer sobre moda consciente, melhor reaproveitamento de energia solar, da água e como evitar o desperdício de alimentos, entre outros. Estamos muito animados em poder, mais uma vez, mobilizar Joinville em torno do conceito lixo zero”, comentou.

Quem quiser conhecer mais sobre as atividades já confirmadas pode acessar o site do evento. A coordenação ainda está recebendo inscrições das ações e até sexta-feira (20) a agenda do evento estará completa. Todas as atividades são gratuitas, mas algumas exigem inscrição prévia dos participantes. Abaixo, alguns dos principais eventos desta edição:

1º Fórum Municipal Lixo Zero de Joinville

Uma das novidades deste ano, dentro da programação da Semana Lixo Zero Joinville, é a realização do primeiro fórum municipal sobre o tema, marcado para o próximo dia 27, das 8 às 18 horas, na Câmara de Vereadores. O fórum vai reunir cases relacionados a boas práticas na gestão de resíduos. Serão apresentados 18 painéis sobre o que de melhor vem sendo desenvolvido na cidade por empresas, entidades, sociedade civil e poder público.

As apresentações serão divididas em seis áreas: Tendências Lixo Zero, Conscientização e Educação para o Lixo Zero, Redução e Reuso, Reciclagem e Sistemas, Compostagem e Agricultura Urbana, e Políticas Públicas e Desenvolvimento. A participação do público é gratuita, mas é preciso fazer uma inscrição prévia.

Show musical com a cantora Ana Paula Silva

Eleita em 2017 a melhor cantora regional no Prêmio da Música Brasileira, Ana Paula Silva fará o show Canto da Cigarra, em que festeja o lançamento do primeiro DVD voltado para músicas autorais e obras de compositores parceiros. Ela recebe convidados e apresenta também seu jardim, suas influências e referências musicais.

O show será realizado no dia 27 de outubro, às 20 horas, no Galpão de Teatro da Ajote, localizado na rua 15 de Novembro, 383. A entrada é franca e, na ocasião, também haverá bate papo sobre o cenário musical brasileiro.

Confira outros eventos

Dia 20/10 – Seminário Mesa Brasil Sesc Joinville, com o tema “Produção e Consumo Sustentáveis”. Das 13h30 às 19h30, no Teatro do Sesc. Rua Itaiópolis, 470, América. Organizado pelo Sesc Joinville, o evento vai abordar um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Vai haver palestras sobre alimentação saudável, apresentação do projeto Mesa Brasil do Sesc e de experiências positivas e inspiradoras na área de alimentação em Joinville. Inscrições e informações pelo telefone 0800-6458880.

Dia 21/10 – Mutirão de Limpeza Voluntária na Porta do Mar. Das 9 às 12 horas. Ponto de encontro: Rua Antônio Gonçalves Buschle, 397, Espinheiros. Limpeza da orla da baía da Babitonga na região da Porta do Mar, organizado pelo Coletivo Ação de Limpeza Voluntária de Mangues, Praias e Rios de Joinville. Sem limite de participantes. Mais informações no link.

Dia 21/10 – Plantio de Árvores na Praça São Francisco, no bairro Adhemar Garcia. Das 9 às 12 horas. Organizado pela Ajorpeme, o objetivo é revitalizar o Parque São Francisco com o plantio de árvores. Local: Rua Benicio Felipe da Silva, 45, Adhemar Garcia.

Dia 21/10 – Caminhada Vegana – Saúde em Conexão com a Natureza. Das 8h30 às 12 horas. Organizado pela Sociedade Vegetariana do Brasil, Núcleo de Joinville, será uma caminhada será no Parque Morro do Finder com subida até o mirante. Também haverá bate-papo sobre atividade física, esporte, conexão com a natureza e veganismo. Local: Parque Morro do Finder. Rua Antônio Haritsch, 270, Bom Retiro.

Dia 21/10 – Oficina Sabor de Sobra e Projeto Repense. Às 16 horas. O Projeto Sabor de Sobra, do curso de Gastronomia da Univille, realiza junto com o Projeto Repense uma oficina eco-gastronômica para disseminar o consumo consciente na gastronomia. Serão ensinadas receitas com o aproveitamento integral dos alimentos sem deixar nenhuma folha, talo ou casca para trás. Local: Departamento de Gastronomia da Univille. Rua Paulo Malschitzki, 10, Zona Industrial.

Dia 21/10 – Plantio de Mudas na Horta da Gastronomia da Univille. Das 10 às 12 horas. Local: Departamento de Gastronomia da Univille. Rua Paulo Malschitzki, 10, Zona Industrial.

Dias 23 e 24/10 – Fórum “Organizando – Cultivo, Alimentação e Compostagem!”: Das 19 às 22 horas. Organizado pela Rastro Soluções Sustentáveis, serão dois dias de painéis e palestras abordando o impacto da nossa alimentação e abordando novos hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Será apresentada uma visão sobre os processos de compostagem doméstica e o reaproveitamento dos resíduos orgânicos. E, para fechar o ciclo, experiências de sucesso no cultivo de alimentos orgânicos e sistemas agroflorestais. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico. Programação completa no link. Local: Teatro do Sesc. Rua Itaiópolis, 470, América.

Dias 23 e 25/10 – Rota da Reciclagem. Em dois períodos: matutino e vespertino. Organizado pela Rastro Soluções Sustentáveis, consiste em visitas técnicas gratuitas, com ônibus saindo da Udesc, rumo a empreendimentos e empresas que aplicam o conceito lixo zero em seus processos. Inscrições pelo link  Mais informações no link.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria da Semana Lixo Zero

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *