Museu do Sambaqui comemora 45 anos com música e conversa sobre patrimônio

Para comemorar os 45 anos de história, completados no dia 14 de outubro, o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) convida a comunidade para um evento gratuito, nesta terça-feira (17), às 19 horas. O público será recepcionado com uma apresentação especial de choro, ao som dos experientes violões do Quarteto Sambaqui.

Em seguida, terá início a Mesa Redonda Memórias do MASJ – 45 anos de Educação Patrimonial. O evento vai discutir a trajetória do Museu Arqueológico de Sambaqui em relação ao atendimento ao público e aos projetos educativos. O debate terá a participação de educadores que já atuaram na instituição, como Elizabete Tamanini e Judith Steinbach, e os educadores atuais, Gerson Machado e Flavia Antunes de Souza.

O MASJ é uma das instituições pioneiras em educação patrimonial, desde os anos 1970, com a criação do primeiro Kit Educativo, maleta com acervos arqueológicos que circulava pelas escolas nos primeiros anos do museu. Após consolidado, o projeto de atendimento educativo foi premiado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional (Iphan) em 2007.

No ano passado, o Kit Educativo foi ampliado e modernizado. Desde os anos de 1990, essa ferramenta já foi utilizada por mais de 35 mil alunos de escolas públicas e particulares de Joinville. Atualmente, as escolas representam mais da metade do público atendido pelo Museu Arqueológico de Sambaqui.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Secom Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *