Casa da Cultura sedia conversa sobre patrimônio imaterial

Ocorre em Joinville, na próxima segunda-feira (16), a “Roda de conversa com os mestres da cultura popular tradicional”, que visa discutir aspectos do patrimônio imaterial de Joinville. O encontro está marcado para as 19 horas, na Galeria de Arte Victor Kursancew, na Casa da Cultura (rua Dona Francisca, 800, Saguaçu). Na atividade, os mestres do saber irão compartilhar com o público as suas experiências e conhecimentos, ajudando a difundir ícones do patrimônio imaterial de Joinville, como ofícios, expressões culturais e ações populares.

A atividade é gratuita e faz parte do curso “Inventários Participativos – Instrumento para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial”, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Municipal de Museus de Joinville (SMMJ) e da Casa da Cultura, e tem o objetivo de reunir representantes da comunidade que detêm conhecimentos tradicionais e que ajudam a preservar e dar continuidade às referências culturais – indivíduos reconhecidos como “mestres do saber”.

Atualmente, a Coordenação de Patrimônio Imaterial de Joinville, unidade ligada à Secult, acompanha dois pedidos de inventário em patrimônio imaterial: o Terno de Reis, festejo de origem portuguesa ligado às comemoração do culto católico do Natal, e a prática do tiro ao alvo. Outro pedido em fase inicial é o da Sociedade Kenia Clube de Joinville, que deve ser reconhecida como local de referência em atividades de cunho identitário.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Associação Joinvilense de Tiro ao Alvo (Ajta)

Informações: Secom Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *