Semana Lixo Zero terá pontos de coleta de resíduos eletrônicos

As sedes da Agemed Planos de Saúde, do Instituto Martinelli Solidariedade, da Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas (Ajorpeme), do Fliperama Espaço Colaborativo e a Udesc já confirmaram apoio à Semana Lixo Zero Joinville 2017 (#SLZJoinville), que ocorre entre os dias 20 e 29 deste mês.

Elas vão participar da mobilização como pontos de coleta de resíduos eletrônicos, onde poderão ser descartados aparelhos como, celulares, televisores, aparelhos de som, computadores e eletrodomésticos. Todo material recolhido será destinado para reciclagem ou reaproveitamento.

Quem quiser se unir à Semana e participar como ponto de coleta desses materiais pode se cadastrar até o dia 15 de outubro pelo site da organização. Quem tiver interesse em coordenar outra atividade dentro da temática da gestão de resíduos como palestra, oficina, mutirão de limpeza e até mesmo um evento cultural – também pode se inscrever.

A Semana Lixo Zero promove a discussão e a reflexão sobre a gestão de resíduos em diversos segmentos da sociedade. O evento é uma iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil e é organizado em várias cidades do país. Em Joinville, a coordenação das atividades é feita pela empresa Rastro Soluções Sustentáveis em parceria com empresas privadas, entidades públicas, organizações da sociedade civil e vários grupos de voluntariado. Esta é a quarta edição do evento em Joinville. Neste ano, o tema é “Cidades Lixo Zero”.

Além de debater a problemática da produção excessiva e descarte incorreto do lixo, a #SLZJoinville serve como uma vitrine de práticas ecológicas, mostrando iniciativas já existentes e fomentando o debate para o desenvolvimento de soluções conjuntas para tornar Joinville uma cidade mais sustentável.

Um estudo de 2014, da Associação de Empresas da Indústria Móvel (GSMA) e da Universidade das Nações Unidas, mostrou que o Brasil é responsável por 36% de todo lixo eletrônico gerado na América Latina. Até 2018, segundo estimativas dos pesquisadores, serão gerados 4,8 milhões de toneladas desses resíduos em toda região. Em Joinville, na Semana Lixo Zero de 2016 foram coletados e destinados para a reciclagem 13 toneladas de resíduos eletroeletrônicos.

O descarte incorreto de aparelhos eletrônicos é um problema para o meio ambiente. Em sua composição, alguns possuem metais pesados como cádmio, chumbo, mercúrio e berílio que, em contato com o solo, podem atingir o lençol freático ou ser levados pela chuva, contaminando córregos, rios e mares. Se queimados, contaminam o ar. A presença desses materiais no meio ambiente também representa risco para a saúde de catadores de resíduos ou quem tiver contato direto com eles. O ideal é que todo material seja reaproveitado ou reciclado.

Endereços e horários

Veja os endereços de cada ponto de coleta e horários para entrega dos resíduos durante a Semana Lixo Zero 2017:

Agemed Planos de Saúde
Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 693, Bucarein.
Coleta de 8 às 18 horas.

Instituto Martinelli de Solidariedade
Rua Cel. Santiago, 177, Anita Garibaldi.
Coleta de 8 às 18 horas.

Ajorpeme
Rua Urussanga, 292, Bucarein.an
Coleta apenas no dia 27, das 8 às 18 horas.

Fliperama Espaço Colaborativo
Rua Orestes Guimarães, 876, Edifício Oscar Bornoldt, 4º andar, América.
Coleta das 8 às 18 horas.

Udesc Joinville – Campus Prof. Avelino Marcante.
Rua Paulo Malschitzki, 200, Bairro Zona Industrial Norte.
Coleta de 8 às 18 horas.

Edição: Felipe Silveira
Informações: Semana Lixo Zero
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *