Encontro macrorregional debate desenvolvimento de SC para 2030

Com participantes de 25 municípios e 210 inscritos, ocorreu nesta terça (12), na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Blumenau, o sétimo Workshop Regional SC 2030. Uma comitiva de 60 pessoas de órgãos públicos e sociedade civil organizada de Joinville participou da atividade promovida pelo governo catarinense. O evento faz parte processo de construção do Plano de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina 2030.

Das oito cidades catarinenses a receber o evento, Blumenau foi a penúltima. As Agências de Desenvolvimento Regionais de Brusque, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Timbó se reuniram para a atividade.

Em grupos de trabalho, os participantes discutiram temas como infraestrutura, empreendedorismo, meio ambiente, agricultura, saúde, assistência social, trabalho e habitação, educação, turismo, cultura, esporte, segurança, ciência e tecnologia e inovação. Os números que serviram como base para cada grupo de debate foram extraídos de trabalhos de pesquisas e estudos realizados por doutores, professores e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo da atividade era promover o conhecimento dos indicadores, identificar desafios e apontar soluções necessárias a curto, médio e longo prazo. Ao fim, foram apresentados os três principais pontos que necessitam de desenvolvimento na região por tema e apontadas as possíveis soluções em uma plenária para todos os participantes.

O oitavo e último workshop macrorregional ocorre na próxima quinta-feira (14), no município de Mafra. A previsão para a entrega do plano de Desenvolvimento SC 2030, segundo a Secretaria de Planejamento, é no fim deste ano.

Edição: Felipe Silveira
Foto: ADR Joinville
Informações: Secom SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *