CEI de Joinville ganha destaque nacional com projeto cultural em refeitório

Um projeto que valorizou o espaço do refeitório do CEI Alzelir Terezinha Gonçalves Pacheco, em Joinville, bairro Costa e Silva, ganhou destaque nacional no Prêmio Arte na Escola Cidadã. A atividade chegou à final do concurso, que recebeu mais de 900 inscrições de todo Brasil.

O projeto “Arte, Cultura e Comensalidade: o Refeitório da Creche como Espaço para a Construção da Identidade” foi desenvolvido em 2016 pelas professoras Josiane Cristine Krüger Do Amaral, Maura Domingos Cardoso e Ana Elizia Porfírio. Segundo a diretora da unidade Rosane Mari dos Reis, a proposta surgiu da equipe que começou a refletir sobre valorização do espaço do refeitório.

“Vínhamos de formações sobre a qualidade do tempo e do espaço da alimentação que oferecíamos às crianças diariamente. A partir destas reflexões, passamos a perceber o quanto o refeitório do CEI era um ambiente invisível aos nossos olhos, e quão grande era seu potencial educador para além da simples função de acomodar corpos para se alimentar”, explica.

Com a ideia formada, as três professoras desenvolveram com as crianças de 1 a 3 anos conhecimentos e experiências inspiradas no modo como as comunidades indígenas e africanas se relacionam esteticamente com o próprio corpo e com a natureza. Foram usados os objetos de arte, como esculturas, máscaras, cestarias e indumentárias.

Intervenção estética no refeitório

As experiências lúdicas e artísticas resultaram na intervenção estética do refeitório e na construção de uma varanda cultural. A transformação de ambientes externos à sala de aula faz parte do programa Reinventando o Espaços Escolares, mantido pela Secretaria da Educação de Joinville, previsto no Plano Municipal de Educação. O objetivo do programa é que todo o CEI tenha uma intenção pedagógica.

Ao valorizar o ambiente do refeitório, a equipe do CEI Alzelir Terezinha Gonçalves Pacheco também utilizou uma prática relacionada às rotinas alimentares, que está prevista no documento “Educar e Cuidar na Educação Infantil: Caminhos Metodológicos para a Rede Municipal de Joinville”. O instrumento orienta que o momento da alimentação nos CEIs e escolas municipais constitui-se como uma prática social e cultural que precisa ser aprendida e realizada com autonomia pelas crianças.

O projeto “Arte, Cultura e Comensalidade: o Refeitório da Creche como Espaço para a Construção da Identidade”, do CEI Alzelir Pacheco, também foi contemplado no 24º Prêmio Embraco de Ecologia, em 2016. O CEI também foi contemplado em 2008 no Prêmio Arte na Escola, na época com o projeto “ Uma Pá de Descobertas” desenvolvido pela então professora na época Rosane Mari dos Reis, atual diretora da unidade.

O resultado do Prêmio Arte na Escola Cidadã foi divulgado nesta terça-feira (05/09). Na categoria Educação Infantil, o CEI de Joinville concorria com uma unidade de Montenegro (RS), vencedor desta edição.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é realizado pelo Instituto Arte na Escola desde 2000 e já premiou 89 professores de arte em todo o Brasil. O objetivo é identificar, reconhecer e divulgar projetos modelares na área de Artes em sala de aula.

Edição: Yan Pedro Kuhnen
Informações: Prefeitura de Joinville
Foto: Prêmio Embraco de Ecologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *