Joinville assina parceria com entidades alemãs especializadas em mobilidade

Joinville é a primeira cidade da América a participar do acordo Mobility City Lab. A parceria da cidade catarinense com entidades alemãs foi formalizada nesta segunda-feira (11), quando o prefeito Udo Döhler assinou um termo de cooperação com a Universidade de Stutgart, com a agência de cooperação Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammernarbeit (GIZ) e com a Sociedade Fraunhofer. Participaram do encontro o representante da Universidade de Stutgart, Mike Letzgus,e Fernando Torres, da GIZ.

O acordo é uma ação para promoção de pesquisa aplicada que ajudará Joinville a pensar sua mobilidade urbana. O Mobility City Lab já foi aplicado em Lisboa (Portugal), Berlin (Alemanha), Chemnitz (Alemanha), Praga (República Checa) e Tbilisi (Geórgia). A prefeitura de Joinville terá acesso a conteúdos, ferramentas e metodologias usadas pelo GIZ.

“Estamos em um momento especial, em que nossa população irá dobrar nos próximos 30 anos e nossa economia triplicar. Estamos nos preparando para sermos a cidade para melhor se viver no Brasil”, falou o prefeito Udo Döhler.

O representante da Universidade de Stutgart, Mike Letzgus, disse que a oportunidade de desenvolver os estudos em Joinville era uma honra e que a expectativa era de enfrentar desafios e aprender. “Será uma parceria de longo prazo”, afirmou.

Na etapa inicial, o foco do Mobility City Lab Joinville será na área de mobilidade, a fim de estudar a dinâmica urbana da cidade e desenvolver projetos de mobilidade urbana e sustentável, focada na eficiência energética do transporte por meio de pesquisas, análise de dados, avaliação no local e, por fim, os resultados.

Os estudos vão começar no final do mês de outubro, tendo como matéria prima documentos sobre mobilidade reunidos pela prefeitura. Em seguida, os técnicos retornam a Joinville para conversar com especialistas nas áreas de transporte e mobilidade, acadêmicos, empresários e sociedade civil organizada, em reuniões técnicas.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Jaksson Zanco/Secom Joinville
Informações: Secom Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *