Aos 79 anos, morre radialista Ney Botto Guimarães

Um dos narradores mais marcantes do rádio esportivo joinvilense morreu nesta sexta-feira (8). Aos 79 anos, Ney Botto Guimarães morava em São Francisco do Sul e, nos dez últimos dias, após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), estava internado na UTI do Hospital Dona Helena, em Joinville.

Até os cinco anos, Botto morou em Penedo, no estado de Alagoas, quando sua família veio para Santa Catarina. Chegou a jogar pelo Ypiranga, clube de São Francisco do Sul. Uma contusão, no entanto, acabou levando Ney aos microfones da Rádio São Francisco. Convidado pelo diretor da rádio, Ney iniciava, como comentarista, a sua história nas ondas curtas.

Foi lá mesmo na Rádio Difusora AM São Francisco, aos 20 anos, em 1957, que Ney trilhou seus primeiros passos com o microfone em punho. Em 21 de setembro de 1958, já em Joinville na Rádio Cultura, o “Fera da Galera“, como passaria a ser carinhosamente chamado, comandou a primeira transmissão esportiva da rádio, uma partida entre Caxias e Ypiranga, em São Francisco do Sul, sendo o primeiro narrador da cidade a fazer uma transmissão fora de Joinville.

A criatividade era uma das qualidades mais visíveis de Ney. “(Ele) foi um dos mais completos narradores esportivos do rádio. Tinha um improviso maravilhoso, coisa que não se vê nos narradores de hoje”, escreveu Luiz Carlos Fossile, repórter da Rádio Máxima FM, em seu perfil no Facebook.

Ney trabalhou em diversas rádios pelo Brasil (Clube Paranaense, Guarujá (Florianópolis), Sociedade (Salvador) Clube (Recife) e Clube (Fortaleza). Em Joinville, no final da década de 80, narrou o jogo que consagrou o decacampeonato do Joinville, comandado por Nardela.

 

Ney formou-se em Direito aos 52 anos de idade. Desde 1996, era advogado criminalista e proprietário de uma advocacia em São Francisco do Sul. A sua morte repercutiu pela imprensa catarinense.

Texto: Yan Pedro Kuhnen
Foto: Arquivo pessoal
Informações: Caros Ouvintes, ND e Jota Deschamps

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *