JEC tem a segunda maior torcida entre times catarinenses, diz Instituto Mapa

A torcida do Joinville é a segunda maior entre os times de Santa Catarina. É o que aponta a pesquisa do Instituto Mapa, que ouviu mil entrevistados nas 30 cidades mais populosas durante o primeiro semestre de 2017. 9% das pessoas responderam JEC para a pergunta “Considerando somente os times de Santa Catarina, por qual time você torce em primeiro lugar?”. A margem de erro é de 3,1%.

A Chapecoense, com 26%, lidera com folga o ranking de preferência da população catarinense. Em terceiro, vem Criciúma, também com 9%, mas numericamente atrás do Joinville. A dupla da capital está em quarto e quinto lugar, com 8%, mas com pequena vantagem para o Figueirense.

Realizada no início deste ano, a pesquisa tem forte influência da tragédia com o avião da Chapecoense, que causou a morte de 71 pessoas em novembro de 2016, além do bom desempenho do time em campeonatos brasileiros e estaduais.

Um quarto das pessoas ouvidas não demonstrou preferência por times de Santa Catarina. Fonte: Instituto Mapa

Flamengo lidera entre times de fora

Quando a questionamento referia-se a todos os times do Brasil, o Tricolor do Norte tem 1% do total. Na região de Joinville, segundo o presidente do Mapa, José Nazareno Vieira, em entrevista à Rádio CBN Diário, o JEC aparece apenas com 3% da preferência. Flamengo e Corinthians estão na ponta com 17,9%. Somando todas as regiões, a torcida corintiana perde força, caindo para 10%.

Seleção Brasileira tem 3% da torcida catarinense. Foto: Instituto Mapa

A pesquisa completa ainda não foi divulgada pelo Instituto Mapa. A distribuição das entrevistas foi feita de acordo com a população de cada região.

Vale do Itajaí – 24%
Norte – 19%
Oeste – 19%
Florianópolis – 16%
Sul – 15%
Serra – 7%.

Texto: Yan Pedro Kuhnen
Foto: TV JEC
Informações: Instituto Mapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *