Saúde de Joinville prepara equipes para a Campanha Nacional de Multivacinação

Cerca de 130 coordenadores, enfermeiros e vacinadores participaram na manhã de terça-feira (29) de uma reunião de preparação para a Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorrerá de 11 a 22 de setembro. A reunião de repasse técnico foi realizada no auditório da Amunesc, sob a coordenação da equipe de imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Joinville.

Este ano o Ministério da Saúde incluiu na Campanha de Multivacinação os menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Os adolescentes de 12 a menores de 14 anos devem receber a vacina contra a meningite C e, além disso, as meninas de nove a menores de 15 anos e os meninos de 11 a menores de 15 anos devem ser vacinados contra o HPV.

Desta vez também não haverá a vacinação indiscriminada da poliomielite oral (a vacina da gotinha). Somente receberão a vacina da gotinha as crianças que estiverem na idade adequada e no período correto.

Não haverá uma definição de meta a ser alcançada. O objetivo da campanha é atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes, procurando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.

“É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunização”, explica Sandrine Tauber, enfermeira do Serviço de Imunização. Todas as vacinas estão disponíveis de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dia D

Na campanha deste ano o “Dia D”, de divulgação e mobilização nacional, está marcado para 16 de setembro, um sábado. Neste dia, 22 unidades de saúde de Joinville estarão abertas das 8 às 17 horas para o atendimento à população, em todas as regiões da cidade. As 22 unidades foram divididas dentro dos distritos Norte, Centro e Sul. Nos demais dias da campanha todas as unidades estarão abertas.

Vacinas

Para Crianças (menores de 5 anos): BCG, Pentavalente, Poliomielite oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Tetra viral e Hepatite A

Para Adolescentes: Hepatite B, HPV, Tríplice Viral, Dupla adulto e Meningocócica C

Unidades abertas no Dia D

Distrito Norte
UBSF Pirabeiraba, UBSF Rio da Prata, UBSF Vila Nova, UBSF Glória, UBSF Costa e Silva, UBSF Bom Retiro, UBSF Jardim Paraiso I e II e UBSF Morro do Meio.

Distrito Centro
Sala de Vacinação Vigilância Epidemiológica (Rua Abdon Batista, centro), UBS Aventureiro, UBS Saguaçu, UBS Leonardo Schilickmann, UBS Parque Joinville, UBS Comasa, UBS Bakita, UBS Itaum e UBSF Nova Brasília

Distrito Sul
UBSF Fátima, UBSF Jarivatuba, UBSF Floresta, UBSF Estevão de Mattos e UBSF Edla Jordan.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Secom Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *