Defensoria Pública realiza atendimento à população em situação de rua nesta sexta

Nesta sexta-feira (25), usuários do Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), unidade integrada à Secretaria de Assistência Social (SAS), receberam orientações sobre como obter assistência jurídica gratuita junto às defensorias públicas federal e estadual.

O evento foi uma iniciativa da Defensoria Pública da União (DPU) em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE/SC) e com a Prefeitura de Joinville. O objetivo era esclarecer pessoas em situação de vulnerabilidade sobre como elas podem buscar auxílio em questões relativas a benefícios assistenciais, previdenciários e de saúde.

De acordo com o defensor público federal Rodrigo Tejada, a ação faz parte de uma das linhas de trabalho da DPU, que prioriza o atendimento a moradores de rua e vulneráveis.

“É um público com menor acesso à informação e, por isso, é importante fazermos essa busca ativa. A Defensoria Pública da União nos dá diretrizes de como atuar junto a esse público e recomenda que a atuação seja prioritária, sem necessidade de agendamento”, explicou Tejada.

Após a explanação feita pelo defensor público, estagiários da DPU deram continuidade à ação, oferecendo atendimento individualizado aos usuários do Centro POP e auxílio em questões como direito ao FGTS, PIS, abono anual do PIS, acesso a medicamentos fora da listagem do Sistema Único de Saúde (SUS) ou fora de estoque, entre outros.

“O público em situação de rua é muito vulnerável e não sabe que tem direito a ter direitos”, completou o defensor público.

A Defensoria Pública da União, que fica na rua Max Colin, 188, próximo ao Centreventos, oferece atendimento gratuito a pessoas com renda familiar de até R$ 2 mil. Os interessados em obter assistência jurídica devem se dirigir diretamente ao órgão, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.

O Centro POP de Joinville fica na rua Paraíba, 937, bairro Anita Garibaldi. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, oferendo às pessoas moradoras de rua serviços de assistência social e de saúde.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Secom Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *