Inscrições abertas para o Desafio das Pontes da Udesc Joinville

Estão abertas até 30 de agosto as inscrições para a 9ª edição do Desafio das Pontes. A competição, promovida pelo Centro Acadêmico Livre da Civil (Calc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, encerrará a 17ª Semana das Engenharias, em 2 de setembro.

Cada equipe receberá 700 palitos de picolé e cinco tubos de 20g de cola permanente para confecção de uma ponte treliçada capaz de vencer um vão livre de 100 cm, com peso máximo de 800g e comprimento máximo de 120 cm.

A construção deverá ser precedida de análise estrutural, projeto detalhado e de estimativa de carga de colapso. Para isso, os competidores deverão aplicar conhecimentos básicos de Mecânica, Análise Estrutural, Arquitetura e Resistência dos Materiais. Vence quem construir a estrutura que conseguir suportar o maior peso. No ano passado, a ponte ganhadora aguentou 370 quilos.

Podem se inscrever até 15 equipes de no máximo seis acadêmicos de Engenharia ou Arquitetura. A competição é aberta à comunidade em geral. Os interessados em competir devem procurar o Centro Acadêmico Livre da Civil (Calc), localizado na sala 2 do segundo piso do Centro de Convivência da Udesc Joinville. A premiação é de R$ 650 para o primeiro lugar e R$ 350 para o segundo colocado. Todos os detalhes da competição estão descritos no edital.

O Desafio das Pontes vai ocorrer no Ginásio de Esportes da Udesc Joinville. A confecção das estruturas será realizada das 9h30 às 14h30 e o teste de carga está previsto para as 18 horas.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Udesc Joinville

Um comentário em “Inscrições abertas para o Desafio das Pontes da Udesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *