Prefeitura realiza vacinação contra HPV e Meningite C nas escolas

Até o dia 25 de agosto, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), por orientação do Serviço de Imunização da Vigilância e Saúde, estão promovendo a vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) e a Meningite C, nas escolas municipais e estaduais, durante o horário das aulas.

O público-alvo para vacinas contra o HPV são meninas de 9 até o último dia antes de completarem 15 anos, assim como os meninos de 11 anos até o último dia antes de completarem 15 anos.

As doses contra Meningite C são destinadas a meninos e meninas de 12 anos até o último dia antes de completarem 14 anos. As crianças são vacinadas se apresentarem o Termo de Autorização assinado pelos pais ou responsáveis e a carteira de vacinação.

A imunização contra o HPV é feita em duas doses, com intervalo de seis meses. Portanto, quem receber a primeira dose agora, deve procurar uma unidade de saúde em seis meses para receber a outra dose. As crianças e adolescentes receberam informações sobre a importância da prevenção.

Segundo o Ministério da Saúde, é de fundamental importância a participação das escolas para reforçar a adesão dos jovens à vacinação e, consequentemente, atingir o objetivo de redução futura de câncer de colo de útero, terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de óbito por câncer no Brasil.

HPV

O papilomavírus humano, conhecido como HPV, é um vírus que se instala na pele ou em mucosas. Há mais de 100 diferentes tipos de HPV. Alguns tipos de HPV podem causar verrugas genitais, provocar infecções e o câncer de pênis, garganta e de colo do útero. A vacina previne essas doenças e por isso é recomendada.

Meningite

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, fungos dentre outros, e por agentes não infecciosos. A vacina é contra a Meningite C.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Phelippe José/Secom Joinville
Informações: Secom Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *