Documentário sobre a vida de Juarez Machado terá pré-estreia nesta quinta

A vida e a obra do artista joinvilense Juarez Machado, o de maior projeção internacional da cidade, acabam de ser documentadas no filme “Bicicletas”, que tem pré-estreia marcada para esta quinta-feira (17), às 19 horas, no Instituto Internacional Juarez Machado. Pelo menos uma parte delas (vida e obra), pois o documentário é de curta duração.

Narrado pelo próprio Juarez Machado, o documentário foi dirigido e produzido pelos joinvilenses Rafael Uber e Cristiano Cardoso (à direita na foto, que também tem Juarez e sua companheira Melina Mosimann), da produtora K1 Filmes, selecionada na 9º Chamada Pública do Canal Futura para a Produção de Documentários de Curta Duração.

Gravado em Paris (onde passou a maior parte da carreira) e em Joinville entre os dias 9 e 19 de abril, o filme mostra o artista em seu local de trabalho, falando sobre seu processo criativo e linguagem. Também foram resgatadas fotos de seu acervo pessoal, como fotos da casa de seus pais, charges e reportagens de TV.

Juarez Machado nasceu em Joinville, em 1941. Na juventude, foi estudar em Curitiba. Depois, em 1966, se mudou para o Rio de Janeiro, onde se destacou como artista. Fixou residência em Paris em 1978. Pintor, escultor, desenhista, caricaturista, ilustrador e cartunista, Juarez Machado tem temas recorrentes em suas obras, marcadas por um leve surrealismo. A bicicleta, objeto que dá nome ao documentário, é um deles.

A entrada é gratuita. Para confirmar presença no evento do Facebook, clique aqui. O Instituto Internacional Juarez Machado fica na rua Lages, 994, bairro América.

Texto: Felipe Silveira
Foto: K1 Filmes

ANUNCIANTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *