Operação fiscaliza cargas perigosas no perímetro urbano

Ocorreu na quinta-feira (10) a primeira operação de fiscalização do transporte de produtos perigosos na área urbana de Joinville. A ação teve a participação de órgãos ambientais, de vigilância sanitária e de segurança pública. O transporte de produtos perigosos, como inflamáveis, gases, combustíveis e produtos corrosivos, deve seguir as regras de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

O local de vistoria foi na rua Inácio Bastos, no bairro Bucarein, com os veículos abordados sendo encaminhados para o estacionamento da Arena Joinville. A operação ocorreu de forma integrada, com cada órgão fiscalizando de acordo com sua competência.

Nos pontos avaliados pelos fiscais estavam itens como documentação para o transporte de produtos perigosos, equipamentos de proteção individual, habilitação do motorista, sinalização de risco, condições de transporte, estado de conservação do veículo e procedência do produto.

Essa primeira ação na área urbana de Joinville será avaliada pelos participantes e deverá ser usada como modelo para futuras ações em outras regiões da cidade.

“É um trabalho de caráter preventivo. Queremos evitar acidentes que possam causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas”, comentou Jovani Andrade, da coordenadoria regional da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma).

A operação teve a participação da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil de Joinville, Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito (Detrans), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), Polícia Militar Rodoviária, Inmetro, ANTT e Conselho Regional de Química.

Edição: Felipe silveira
Foto e informações: Secom Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *