Agentes de saúde confeccionam almofadas para reduzir cólicas em bebês

Para fortalecer o vínculo entre pacientes e profissionais, a equipe de agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Paranaguamirim se uniu em uma ação acalentadora: a confecção de almofadas térmicas para aliviar a cólica dos bebês.

A enfermeira da UBSF, Flávia Patrício, explica que as cólicas são comuns nos bebês até os três meses de vida, quando os sistemas gastrointestinal e neurológico ainda não estão totalmente maduros. Além do desconforto, as dores também causam preocupação às mamães. Quando aquecidas, as almofadas ajudam a minimizar o problema, sem necessidade de remédios.

“Geralmente, as mães medicam os bebês por conta própria. Para evitar isso, oferecemos as almofadas, que devem ser aquecidas com o ferro de passar roupa e colocadas sobre a barriguinha dos bebês. O calor alivia a dor, acalenta o bebê e tranquiliza as mães”, afirma Flávia.

A ação é realizada pelas treze agentes da UBSF há dois anos e faz parte do trabalho de acompanhamento às gestantes e recém-nascidos. Para a agente comunitária Margareth da Silva, o resultado se reflete no relacionamento com a comunidade.

“É um vínculo que criamos com as pacientes. As mulheres que acabaram de se tornar mães geralmente estão assustadas com a mudança do corpo, com a experiência da amamentação e com os cuidados com o bebê. O nosso gesto é uma demonstração de carinho com elas e ajudar a criar confiança em nós”, conta Margareth.

Além do mimo, que é entregue no dia da consulta em que é realizado o teste do pezinho, as mães recebem dicas sobre massagem e shantala, que ajudam a diminuir as cólicas dos bebês. E, mensalmente, as agentes comunitárias visitam as residências e fornecem orientações sobre vacinas, aleitamento, doação de leite e outros questões que geram dúvidas nas mães.

Edição: Felipe Silveira
Fotos: Phelippe José/Secom Joinville
Informações: Secom Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *