Defesa Civil promove seminário nesta sexta-feira em Joinville

O 2º Seminário Regional da Defesa Civil de Santa Catarina ocorre nesta sexta-feira (4) em Joinville. “A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro” é o tema do evento, no qual serão oferecidas palestras sobre a gestão de risco e desastre. A realização é da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

O encontro vai ocorrer na Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), das 8 às 16 horas. A inscrição, gratuita, pode ser feita pelo site da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), mas o prazo termina nesta quinta-feira (3). O número máximo de participantes é de 160. Às 8 horas será iniciado o credencimento e as atividades começam às 9 horas.

As duas primeiras palestras do dia são com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que vai expor informações sobre o sistema estadual de prevenção e a importância de estruturar os municípios para atender a comunidade. À tarde, o foco da discussão é sobre desastres. Participam nove municípios da região.

Na próxima semana, dias 7 e 8, ocorre a oficina regional sobre a preparação para desastres, promovida pela SDC em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O foco será no Plano Municipal de Contingência, nos Planos Comunitários de Gestão de Risco, no Núcleo Comunitário de Defesa Civil e nos Planos Familiares de Emergência. Em ambas as datas, o treinamento será na Amunesc, das 8h30 às 17 horas. A inscrição pode ser feita pelo site.

Programação do seminário (sexta-feira, 4)

9 horas: Abertura
9h30: Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e sua estruturação, com Rodrigo Moratelli, secretário da SDC.
10h30: Importância da Estruturação da Política de Proteção e Defesa Civil Municipal, com Rodrigo Moratelli, secretário da SDC.
13h30: Gestão de Risco, com Diretoria de Prevenção.
15 horas: Gestão de Desastre, com Diretoria de Resposta.

Programação da oficina (segunda-feira, 7)

8h30: Abertura
9 horas: Gestão de Risco e Plano de Contingência
13h30: Plano de Contingência: Contribuições para a elaboração em cada município

Programação da oficina (terça-feira, 8)

8h30: Plano Comunitário de Gestão de Risco
13h30: Planos Familiares de Emergência
17 horas: Encerramento

Texto: Felipe Silveira
Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *