Tainhômetro: safra da Tainha chega a 3,4 mil toneladas em Santa Catarina

A safra da tainha em Santa Catarina registrou a captura de 3,4 mil toneladas em 2017. Uma das inovações deste ano foi o Tainhômetro – um contador online que contabilizou, ao longo do período da temporada, a produção de tainha em Santa Catarina, a partir de dados gerados pelos pescadores.

Liderados por suas entidades representativas e com o apoio técnico da Oceana (organização que trabalha na recuperação marítima), participaram diretamente da iniciativa, a Associação dos Pescadores Profissionais Artesanais de Emalhe Costeiro de Santa Catarina (APPAECSC), que registrou ao longo da safra cerca de 290 toneladas; a Federação de Pescadores do Estado de Santa Catarina (FEPESC), 1.805 toneladas; o Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí (SINDIPI), 1.121 toneladas e, do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) em Laguna, 210 toneladas.

De acordo com a diretora-geral da Oceana, Monica Brick Peres, dados pesqueiros são a base para o desenvolvimento sustentável da pesca. “Sem informações mínimas sobre a atividade não temos como manejar e planejar adequadamente uma pescaria. Precisamos saber quanto de pescado é desembarcado, qual a arte, a área e o tempo de pesca utilizado, além dos dados econômicos como preço de 1a comercialização e custos operacionais. Sem dados e sem manejo, o setor produtivo, os oceanos e a sociedade terão enormes prejuízos”, disse.

Edição: Yan Pedro
Foto: Secretaria do Estado da Agricultura e da Pesca
Informações: Assessoria Oceana

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *