Equipe de atletismo joinvilense entra na pista nesta terça pelos Joguinhos

A equipe Corville/Rôgga/Sesporte, que representa Joinville nas competições de atletismo, viajou para Caçador na segunda-feira (24) e entra na pista nesta terça (25) para as provas dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, tradicional competição estadual com limites de idade (variam de acordo com cada modalidade).

A equipe joinvilense terá a participação de 36 atletas e cinco técnicos. Para a comissão técnica, o maior desafio é a manutenção dos resultados alcançados no ano passado, quando a equipe foi campeã no feminino e vice no masculino. No entanto, como vários atletas estouraram os limites de idade, vai ficar mais difícil de repetir o desempenho.

Segundo o treinador de arremessos e lançamentos, Flavio Pscheidt, o favoritismo está com equipes que investiram pesado, inclusive com atletas de outros estados, como São José, Tubarão, Criciúma e Blumenau. “Nossos atletas estão bem treinados e confiantes e vão novamente dar o seu melhor dentro da pista. Porém esse ano não somos favoritos”, disse o técnico.

Entre os destaques da equipe joinvilense está a vice-campeã sul-americana e quarta colocada no pan-americano (sub-20) Ana Lays Bayer, na prova do lançamento do martelo. Outro destaque é Samara Furtado, no lançamento do disco. No masculino, Eduardo dos Santos se destaca no arremesso do peso.

Campeãs no ano passado, Ana Paula Vieira e Gabrielly Santos Lespico têm chances nas provas de heptatlo e lançamento de dardo, respectivamente. A campeã brasileira sub-18 no salto em distância, Rafaela Iavorski, também tem boas chances.

Na pista, Carlos Tenfen é um dos destaques nas provas de 800 e 1.500 metros, enquanto Vinícius Röcker tem chance nos 110 metros com barreiras. No feminino, Pietra Russi pode fazer bonito nas provas de 3.000 e 5.000 metros.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Corville