Arquivo Histórico realiza exposição com momentos especiais do Festival de Dança

Na semana que se inicia a 35a edição do Festival de Dança, o Arquivo Histórico de Joinville preparou a exposição “Dançando com o tempo: memórias do Festival de Dança”. Na mostra, 36 painéis reproduzem reportagens jornalísticas produzidas ano a ano, desde a criação do evento, em 1983, e que trazem momentos marcantes de cada edição.

De acordo com Luiza Souza, arquivista do Arquivo Histórico, o objetivo da iniciativa é compartilhar com o público parte do trabalho realizado pela unidade cultural, aproveitando a proximidade do Festival de Dança.

“Durante o Festival de Dança, muitas pessoas visitam o Arquivo Histórico. Por isso, fizemos uma pesquisa no nosso próprio acervo e selecionamos os principais fatos apresentados pela mídia, para contar a história e recordar momentos especiais do evento”, conta Luiza.

O público que visitar a exposição poderá fazer uma viagem no tempo e observar a evolução do Festival de Dança. No primeiro painel, de 1983, a reportagem destaca a ausência de sete grupos, dos 47 inscritos para o evento, em virtude da enchente que havia atingido a cidade.

Já em 1984, o destaque era a mobilização da comunidade e o apelo às famílias, para que abrissem suas residências para acomodar os participantes do festival, já que muitos não tinham condições de se hospedar em hotéis. Outro momento especial recordado na exposição foi a apresentação do bailarino russo Mikhail Baryshnikov e dos bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi, de Joinville, na Noite de Abertura, em 2007.

Os painéis retratam, ainda, mudanças de comportamento social com questões relacionadas ao crescimento do número de bailarinos, difusão da dança entre pessoas de baixa renda e inclusão de pessoas com deficiência nos espetáculos.

A exposição segue aberta até o dia 29 de setembro. O Arquivo Histórico abre de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e oferece atendimento de historiadores e arquivistas. A entrada é gratuita.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Phelippe Jose da Silva/Secom Joinville
Informações: Secom Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *