Ginásio Abel Schulz vai receber pessoas em situação de rua

A Secretaria de Assistência Social organizou um abrigo no Ginásio de Esporte Abel Schulz para acolher pessoas em situação de rua independentemente de condições climáticas. O local tem previsão de funcionar até setembro de 2017. Desde o início do inverno, o local já estava reservado para pessoas em situação de rua, porém apenas quando a temperatura fosse inferior a 10 graus.

Atualmente, as pessoas em situação de rua têm se abrigado na marquise de um banco, ao lado do terminal central de ônibus e próximo ao ginásio municipal. O número de pessoas tem aumentado nos últimos meses.

Todo trabalho de abordagem, cadastramento e encaminhamento das pessoas em situação de rua está sob a responsabilidade do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

O coordenador do Centro Pop, Jucélio Narciza, estima que existam 30 pessoas em situação de rua na região central de Joinville. O perfil dos cadastrados é de pessoas com rompimento do vínculo familiar, dependentes químicos (álcool e outras drogas), portadores de doenças transmissíveis, depressivos e bipolares.

O primeiro passo das equipes de assistentes sociais é a abordagem do morador de rua e o cadastramento. No Centro Pop, as pessoas tomam banho, ganham refeição e recebem autorização para se abrigar no ginásio Abel Schulz, onde poderão pernoitar das 21 horas às 6 horas da manhã.

Entidades filantrópicas, em sua maioria religiosas, que têm ajudado essas pessoas com alimentos e roupas, também estão sendo cadastradas pela Secretaria de Assistência Social para definição de um local onde poderão levar ajuda. Atualmente são 23 entidades.

A Secretaria de Assistência Social estima que mensalmente são realizadas 400 ações em prol das pessoas em situação de rua como banhos, refeições, emissão de documentos, inscrição no Cadastro único para programa sociais, consultas com assistentes sociais, psicólogos e médicos. No ano passado foram realizados 1.092 procedimentos.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Secom Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *