Katherine Funke lança conto e livro de poesias nesta quarta

A jornalista e escritora Katherine Funke lança nesta quarta-feira (12) os livros Lucida sans e Coração de galinha. A atividade, que ainda conta com a exposição de trabalhos inéditos de Época Mouco, ocorre na Barba Ruiva Livros, às 19h30. O evento ainda apresenta ao público a editora Micronotas, também fruto da mente inquieta da autora em parceria com seu companheiro, o designer Pierre Themotheo, que assina o projeto gráfico dos dois trabalhos.

Jornalista, escritora, editora, zineira, mestranda em literatura, revisora, tradutora, mediadora de conversas, oficineira… Katherine é uma agitadora cultural. Além do trabalho com a editora, fundada neste ano, ela tem realizado oficinas literárias, produzido zines e outras agitações desde que voltou a Joinville, em 2016.

Joinvilense de Pirabeiraba, formada em jornalismo pelo Bom Jesus/Ielusc, a autora viveu por um tempo em Salvador, na Bahia. Lá trabalhou, entre outras editorias, como repórter investigativa, condição em que venceu o Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística (integrou a equipe), em 2006. Também chegou à final do Prêmio Esso em 2009, como co-autora de uma reportagem no formato de história em quadrinhos.

A veia jornalística foi percebida ainda na infância. Lá pelos dez anos, Katherine escrevia, editava e produzia o “Jornal da Turma”. “Eu fazia palavras palavras cruzadas que eu mesmo inventava, contava os causos que os vizinhos me contavam, do meu jeitinho”, conta Katherine, com orgulho da produção dos tempos de criança.

Graduada em 2002, foi de mala e cuia para a Bahia em 2003, depois de conhecer seu companheiro de vida e de editora, Pierre, com quem tem um filho, Izak, de cinco anos. Entre os trabalhos jornalísticos, pensou em se aventurar pela literatura. Seu livro de estreia, Notas mínimas, é de 2010 e foi criado a partir das postagens de um blog da autora. A obra já mostrava a característica polivalente de Katherine, pois reunia diferentes formas textuais. Depois disso ela publicou um romance (Viagens de Walter, 2013) e outros contos (Desordem, 2014; Compra-se Sonho, 2016; entre outros).

Katherine se dedica à literatura desde 2010. Não largou o jornalismo, mas atua mais como freelancer. Recebeu algumas bolsas para desenvolver trabalhos literários. Uma delas a trouxe de volta a Santa Catarina, mais precisamente para Florianópolis, em 2013. A partir daí foram alguns anos de vai e vem entre terras catarinas e baianas, até que, por razões familiares, em 2015, decidiu se fixar na terra natal, onde vive.

Em 2016 a autora começou a cursar o mestrado em literatura, na UFSC, no qual estuda a obra do paranaense Paulo Leminski. Em 2017, lançou a própria editora, mas não foi a única novidade do ano. Lucida sans, a ser lançado nesta quarta, marca a chegada de Katherine à poesia. Já Coração de galinha é um conto que já foi publicado em alemão e em uma revista literária, ressurge em nova edição, de 24 páginas, com ilustrações de Época Mouco (as primeiras em livro do artista conhecido pelos seus trabalhos nos muros da cidade).

Costurados à mão

Além do design, Pierre também encadernou e costurou os livros à mão. A publicação de livros artesanais, ou não-industrializados, é uma das característica da editora Micronotas (que também faz outros trabalhos). Katherine conta que já tinha vontade de fazer isso há algum tempo, mas se interessou ainda mais pelo processo no ano passado, quando a editora Músculozine, de Porto Alegre, publicou o conto Compra-se Sonho.

“Fui super bem atendida e fiquei com um gosto de quero mais”, revelou Katherine, que a partir de então começou a pesquisar mais o cenário e a visitar feiras. “O mercado editorial independente funciona de um jeito legal, com redes e eventos, fora do circuito das grandes redes de livrarias”, comentou.

Os lançamentos desta quarta têm apenas 50 exemplares cada e todos são numerados e assinados pela autora.

A Barba Ruiva Livros fica no mesmo espaço do Salvador Vegan Café (Rua Henrique Meyer, 61, Centro). Quem for ao evento de bicicleta vai ganhar 5% de desconto nos livros.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Divulgação

Um comentário em “Katherine Funke lança conto e livro de poesias nesta quarta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *