Vereadores visitam postos de saúde da zona sul

A Comissão de Saúde fez, na manhã de sexta-feira (7), visitas à Unidade Básica de Saúde (UBS) Edla Jordan, no Petrópolis, e à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Guarani. Membros dos conselhos locais de saúde acompanharam os parlamentares, que foram verificar o atendimentos nos postos de saúde.

Na UBS Edla Jordan, usuários reclamaram de uma rachadura no teto do prédio onde funciona a unidade. O presidente da Comissão de Saúde, vereador Maurício Peixer (PR) afirmou que a comissão vai solicitar um laudo técnico sobre o problema.

Essas foram as duas primeiras visitas de uma série que a Comissão pretende fazer. O objetivo é avaliar o atendimento aos usuários e acompanhar a transição do modelo tradicional de atendimento para a Estratégia Saúde da Família (ESF). A Unidade Básica de Saúde Edla Jordan funciona como um posto misto, com três equipes de ESF e uma equipe de rede, mas está em estudo a ampliação para seis equipes ESF. A UBSF do Parque Guarani tem quatro equipes de ESF.

As ESF correspondem a um modelo que tem como finalidade a prevenção das doenças e a promoção da saúde, por meio de visitas regulares às casas de integrantes de equipes compostas por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Diogo Espindola/CVJ
Informações: CVJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *