Pela 10ª vez, SC é considerado o melhor Estado do Brasil para viajar

Com a natureza privilegiada, tanto na serra quanto no litoral, Santa Catarina é um estado com votação turística. Pela décima vez, SC recebeu o título de melhor estado para viajar no Brasil em um prêmio oferecido pela revista Viagem e Turismo. Na mesma premiação, Florianópolis foi eleita como o melhor destino de praia do país e o Beto Carrero World ganhou na categoria “Parque temático”.

O questionário para participação dos leitores esteve disponível na Internet entre os dias 24 de fevereiro e 19 de junho de 2017. Na pergunta “Qual o melhor estado do Brasil para viajar na sua opinião?”, Santa Catarina recebeu o maior número de menções.

Para o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, o prêmio é resultado de investimentos do Governo e da iniciativa privada para melhorar a infraestrutura, além das ações de promoção turística.

“Na divulgação destacamos a riqueza do nosso Estado, que inclui diversidade cultural e étnica, belezas naturais e variada gastronomia. Resultado disso é que o número de visitantes cresce cada vez mais e, consequentemente, o turismo se consolida como uma importante força econômica do estado”, comemora.

Santa Catarina foi a campeã na primeira edição do prêmio, lançado em 2001. Depois, venceu por sete anos consecutivos, entre 2007 e 2013, na categoria “Melhor Estado” e voltou a ser destaque nacional na edição 2015/2016.

Mapa do Turismo Brasileiro

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) recebeu de 48 novos municípios a manifestação de interesse em compor o Mapa do Turismo Brasileiro. Além desses, outros 184 que já integram o mapa renovaram seus dados no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

O prazo de envio das informações terminou no último dia 30 de junho. Agora, a equipe da diretoria de Políticas Integradas de Lazer (Pdil/SOL) trabalha na conferência da documentação. O próximo passo será a validação dos municípios aptos pelo Conselho Estadual de Turismo e, por fim, encaminhar ao Ministério do Turismo o pedido de atualização do documento.

É o Mapa do Turismo Brasileiro que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério. É um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo.

Novos membros do Conselho de Turismo tomam posse

Será na segunda-feira (10) a cerimônia de posse da nova composição do Conselho Estadual de Turismo, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. O evento será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, a partir das 13h30.

O colegiado é formado por representantes das regiões turísticas e da sociedade civil organizada, incluindo as entidades que compõem o trade turístico, além do presidente da Santur, que é membro nato. O grupo continuará sendo presidido por Rogério Siqueira, que assumiu a função em 2016 e segue no biênio 2017/2019. Siqueira é graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Propaganda e Marketing e presidente do Beto Carrero World desde 2014.

O Conselho tem por objetivo discutir, deliberar e propor ao Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte as diretrizes da política de desenvolvimento turístico do estado, seguindo as orientações e determinações.

Composição

Rogério Siqueira – presidente e representante da Região Turística Costa Verde & Mar
Valdir Walendowsky – presidente da Santur, membro nato

Representantes das regiões turísticas, indicados pelo Governo do Estado

Danyelle Cristina Schemes – representante da Região Turística Grande Florianópolis
Fabrício de Medeiros Medeiros – representante da Região Turística Encantos do Sul
Rômulo Haberbeck de Oliveira – representante da Região Turística Serra Catarinense
Joice Aguiar- representante da Região Turística Caminho dos Canyons
Ivan Blumenschein – representante da Região Turística Vale Europeu
Rosicler Meyer Dedekind – representante da Região Turística Caminho dos Príncipes
Edson Ziolkowski – representante da Região Turística Vale do Contestado
Gabriela Regina Oliveira Baptistetti – representante da Região Turística Grande Oeste
Maria Bernadete Zanin – representante da Região Turística Caminhos da Fronteira

Representantes da Sociedade Civil

Carlos Bogo – representante dos Agentes de Viagens e dos Transportadores Turísticos (Abav)
Volnei José Koch – representante da Hotelaria e Similares (Abih)
Lucas Schweitzer – representante das Empresas Organizadoras De Eventos (Abeoc)
Raphael Kalil Dabdab Neto – representante do Setor de Restaurantes e Outros Serviços De Alimentação (Abrasel)
João Eduardo Amaral Moritz – representante da Área do Comércio
Silvia Regina Cabral – representante dos Bachareis de Turismo (Abbtur)
Joseli Cintra – representante dos Conventions & Visitors Bureau (Fc&Vb)
Evandro Novak – representante dos Jornalistas de Turismo
Mohamad Hussein Abou Wadi – representante dos profissionais das Instituições de Ensino Superior em Turismo e Hotelaria (Avantis)

Texto: Felipe Silveira
Foto e informações: Secom SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *