Escolhida em projeto de sustentabilidade, avenida JK será revitalizada

Tornar a via mais humana, atraente e promover vida intensa na sua circulação. Esta é a proposta do Projeto “Ruas Completas, Cidade Compartilhada”, para o qual Joinville foi escolhida, entre 10 municípios brasileiros com mais de 250 mil habitantes. A ação é coordenada pela WRI Brasil Cidades Sustentáveis, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Na quinta-feira (6), integrantes da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) passaram por um capacitação. A partir dela, vão elaborar um projeto de revitalização da avenida Juscelino Kubitschek.

Tendo como diretriz o conceito de promover acessibilidade universal, sinalização clara e orientada para o pedestre, mobiliário urbano útil (lixeiras e bancos), medidas moderadoras de tráfego, ciclovias ou ciclofaixas e faixas de ônibus, a equipe irá formatar o projeto até novembro, com a consultoria da WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

“Eles também irão nos ajudar na busca de recursos para estas melhorias. Significa a mudança do espaço que prioriza o carro para um modelo que valorize a humanização da via e as condições para o desenvolvimento local sustentável”, explica o gerente de Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável da Sepud, Marcus Faust.

Em novembro, os projetos serão apresentados numa reunião geral, agendada para ocorrer em Recife, com todos os 10 municípios escolhidos do Brasil.

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis faz parte do WRI Ross Center for Sustainable Cities, uma rede global com escritórios nos Estados Unidos, México, Índia, Turquia e China. A organização trabalha para tornar realidade a sustentabilidade urbana e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Phellipe José/Secom Joinville
Informações: Secom Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *