Encontro Municipal das Mulheres Rurais discute vida no campo

Começou nesta quarta-feira (5) o 22o Encontro da Mulher Rural, que reúne trabalhadoras do campo para debater as necessidades e ideias para a realidade rural. Cerca de 200 pessoas participaram da abertura, que contou com a presença do prefeito Udo Döhler e vereadores.

O evento é realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDRural), e tem o objetivo de valorizar as mulheres que moram no campo e trabalham no campo, além de se dedicar a atividades comunitárias nas regiões onde vivem. Neste ano, o encontro focou sua programação na questão do protagonismo feminino na área rural.

O encontro contou com a participação da educadora Rita Inês Petrykowski, que apresentou uma pesquisa sobre o empreendedorismo no campo. Ela entrevistou várias mulheres que desenvolvem diferentes atividades e também atuam como líderes e empreendedoras.

“Queremos que as mulheres da área rural de Joinville participem do encontro e voltem motivadas para os seus grupos e propriedades. Toda mulher tem seu papel especial e, na área rural, elas zelam pelos animais, pela natureza e pelos alimentos. A pesquisa que realizamos nos sensibilizou com a atitude delas em suas propriedades”, comentou o secretário da SDRural, Valério Schiochet.

Participante veterana do Encontro da Mulher Rural, Nadir Zermiani, moradora do Vila Nova, sempre se dedicou à atividade agrícola. Mas seu trabalho ultrapassou as barreiras da propriedade da família e, há quinze anos, fundou a Associação dos Moradores do Vila Nova Rural. Além disso, é uma das coordenadoras da tradicional Festa da Polenta que homenageia a colonização italiana da região.

Para ela, a vida da mulher do campo é agitada, mas socializar é sempre importante: “Nossa rotina é pesada. Precisamos estar atentas às necessidades da casa, dos filhos e da propriedade. O Encontro da Mulher Rural é produtivo porque motiva a mulher a sair do seu ambiente, se integrar, conhecer novas pessoas e aprender coisas novas”.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Jaksson Zanko/Secom Joinville
Informações: Secom Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *