Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros assume gerência do Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser incorporado ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina após o término do contrato com a Sociedade Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que presta o serviço ao governo estadual. Mas o serviço já ganhou um novo gerente ligado à corporação nesta terça-feira (4). O tenente-coronel João Batista Cordeiro Júnior assume a gerência do serviço de saúde. O anúncio foi pelo secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, em Florianópolis.

“Quero comunicar a vocês que tenho hoje, ao meu lado, o tenente-coronel João Batista, que é piloto de helicóptero, tem 30 anos de corporação, é instrutor de cursos de salvamento de pessoas, faz parte da organização das 120 ambulâncias e quatro aeronaves disponíveis no Corpo de Bombeiros, prestando um inestimável serviço aos catarinenses”, disse Caropreso.

O governo estadual está definindo um novo modelo de estrutura para o Samu. “Queremos evoluir e transformar esse serviço em uma política de Estado”, acrescentou o secretário. O contrato com a SPM termina em dezembro.

O novo gerente destacou que, além da experiência no atendimento pré-hospitalar, tem formação na área jurídica e administrativa. “Tudo isso irá agregar nesse novo modelo do Samu. Não há pacote pronto, estamos avaliando uma nova proposta e vamos discutir com a sociedade, com os profissionais de saúde. A ideia é integrar estruturas, potencializar serviços e prestar o melhor serviço à comunidade”, explicou.

Texto: Felipe Silveira
Foto: James Tavares/Secom SC
Informações: Secom SC