Universidade oferece atendimento gratuito sobre questões fiscais à comunidade

A universidade Católica SC lançou no mês de junho o Núcleo de Atendimento Fiscal, que oferece atendimento fiscal gratuito à comunidade. O projeto conta com uma parceria com a Receita Federal, que ofereceu treinamento aos estudantes que realizam o atendimento.

“Participei de treinamentos com a Receita Federal sobre os assuntos que as pessoas têm mais dúvidas e de simulações sobre o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda. Dessa forma, comecei a entender muitos assuntos que, até então, eu não tinha nenhum conhecimento”, comenta Gabriela de Medeiros Bento da Silva, acadêmica da 3ª fase do curso de Ciências Contábeis que atua no núcleo.

O NAF funciona no bloco E da unidade (Rua Visconde de Taunay, 427, Centro), às quintas e sextas-feiras, das 16h30 às 18 horas. Os serviços são realizados por acadêmicos de diversas fases dos cursos de Ciências Contábeis e Direito, sob a supervisão de professores orientadores. Entre os serviços prestados estão: inscrições e informações cadastrais do CPF e CNPJ, agendamento online de atendimentos na Receita Federal, consulta à situação fiscal, orientações sobre declaração de imposto de renda, entre outros.

“O núcleo aproxima a comunidade da Receita Federal e permite que os estudantes conheçam o funcionamento do órgão na prática”, destaca a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Católica SC em Joinville, Juliane Candido. Além de realizar os atendimentos presenciais, os acadêmicos também participam de outras atividades para aprenderem sobre o fisco, como palestras, treinamentos e grupos de estudos.

Os atendentes do NAF dão prioridade aos atendimentos realizados por meio de agendamento, que pode ser feito pelo telefone (47) 3145-9756. Para agendar a consulta, é necessário ligar de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O atendente irá avaliar qual serviço o interessado necessita e, a partir daí, informará quais documentos devem ser trazidos para o atendimento.

Desde 2013, a Receita Federal vem implantando Núcleos de Apoio Fiscal por todo o país em parceria com instituições de ensino superior. Os objetivos são aproximar o órgão da comunidade, ampliando o atendimento ao contribuinte, e ajudar na formação dos estudantes das graduações em Ciências Contábeis e Direito, que passam a ter uma vivência da futura profissão.

O Núcleo de Apoio Fiscal da Católica SC é o segundo do gênero inaugurado em Joinville e o quarto em Santa Catarina. Em todo o Brasil, foram implantados mais de 200 núcleos nos últimos quatro anos.

Atendimentos oferecidos

– Auxílio à inscrição e informações cadastrais de CPF/CNPJ e MEI
– Certidões negativas de débitos pessoa física e pessoa jurídica
– Auxílio à consulta à situação fiscal e parcelamentos
– Agendamento online de atendimento na Receita Federal
– Auxílio à regularização de CPF suspenso
– Informações e auxílio à elaboração de pedido de isenção de IRPF para portadores de doenças graves
– Orientações e auxílio à elaboração de pedidos de isenção de IPI/IOF na compra de veículos por portadores de deficiência física, mental ou visual
– Auxílio à apresentação de pedidos de restituição de pagamentos indevidos (Perdcomps).
– Procuração eletrônica

Texto: Felipe Silveira
Foto e informações: Católica SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *