Polo ferramenteiro, Joinville sedia maior encontro do setor

Começou nesta quarta-feira (28), em Joinville, o maior encontro do setor de ferramentaria do mundo. A 15ª Conferência Mundial de Ferramentarias, promovida pela Associação Internacional de Fabricantes de Ferramentarias e Usinagem (ISTMA, sigla em inglês), reúne autoridades e empresários de 14 países e vai até sexta-feira (30), na Expoville.

É a primeira vez que uma cidade brasileira é escolhida para sediar o evento e Joinville, como um dos principais polos do setor, junto com Caxias do Sul (RS) e São Paulo, tem todas as credenciais para receber o evento. A edição de 2017 é promovida pela ISTMA e organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer).

Vice-presidente da ISTMA e presidente da Abinfer, o joinvilense Christian Dihlmann deu as boas-vindas aos participantes. “A ISTMA é a melhor maneira para aprendermos sobre nossas preocupações, nossas fraquezas e nossos desafios. Essencial para construir relacionamentos e aprender sobre as melhores operações praticadas no mundo. Todas associações nacionais cooperando umas com as outras, isso não é sonho, é real”, disse.

Dois eventos ocorrem paralelamente à conferência: o 10º Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer), o Simpósio Indústria 4.0 da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha e a Mostra Pensando a próxima Geração de Escola.

O prefeito Udo Döhler esteve no evento e destacou a importância da indústria ferramenteira na cidade e fez um prognóstico para as próximas décadas. “Nos próximos 30 anos (Joinville) duplicará a população e triplicará sua economia. Hoje nossa economia é centrada no setor metal-mecânico, onde a ferramentaria ocupa um espaço vital”, afirmou.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Alana Schwoelk/Divulgação
Informações: Assessoria de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *