Botafogo bate Joinville e fica a uma vitória do título da Liga Ouro

O Joinville tinha chance de passar à frente na série final da Liga Ouro 2017, mas, jogando em casa, foi superado pelo Botafogo por 66 a 60 e agora precisará vencer os dois jogos restantes se quiser conquistar o título. Já o Botafogo tem sua primeira chance de fechar a série na próxima terça-feira.

O Centreventos Cau Hansen recebeu seu melhor público nessa Liga Ouro. Quase 1500 pagantes foram ao ginásio dispostos a empurrar o Joinville para cima dos visitantes. Mas o jogo começou igual aos outros dois entre as equipes na série, com as defesas se sobressaindo em relação aos ataques. O Joinville foi ligeiramente melhor ofensivamente e terminou vencendo por 10 a 6.

O segundo período foi melhor, com mais pontos e o destaque individual de Wes, pelo Botafogo, que pontuou 8 vezes e foi o responsável pela virada do alvinegro. O time joinvilense abusou do direito de errar lances livres, que fariam falta no final. Ainda assim o primeiro tempo terminou com um placar equilibrado, 26 a 25 para o Botafogo.

Se alguém no ginásio estava sentindo falta do armador Jamaal, ele apareceu bastante no terceiro período. O atleta estadunidense comandou o ataque do Botafogo. O pivô Rodrigo Bahia, que encerraria o jogo com double-double, graças aos seus 19 pontos e 10 rebotes no jogo, seria o principal jogador da equipe no segundo tempo. O ala/armador Felipe Vezaro mantinha o placar próximo com boas infiltrações e o pivô André Bambu, cestinha do time no jogo, eram os grandes pilares da equipe do Joinville. Ao final do quarto, três pontos separavam as duas equipes, 45 a 42.

No momento decisivo, o Botafogo contou com a experiência para vencer. A equipe controlou a vantagem durante boa parte do período e chegou a abrir 10 pontos de vantagem. Quando o Joinville teve seu melhor momento, reduzindo para quatro pontos a diferença, a equipe se precipitou em alguns ataques e perdeu a chance de virar o jogo. Com o placar final, o Botafogo faz 2 a 1 na série e se vencer o jogo 4 será campeão da Liga Ouro.

“Não conseguimos vencer porque não fomos bem no ataque. A defesa até foi boa, mas ofensivamente não produzimos muito. Mas não tem nada decidido, a série está 2 a 1 para eles, mas nós temos condição de vencer o próximo jogo”, avaliou o ala Vezarinho. Já o treinador botafoguense, Marcio de Andrade, também não ficou satisfeito com a produção ofensiva de sua equipe: “Nós fazemos uma média acima de 75 pontos, hoje fizemos 66, então não fomos bem. Podemos matar na terça-feira, mas estamos enfrentando uma equipe pronta para disputar o NBB, e então não vai ser fácil”.

As equipes voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (25), às 20h, no Centreventos Cau Hansen. Uma vitória do Botafogo, dá o título ao alvinegro, já um triunfo do Joinville provoca um quinto jogo, no Rio de Janeiro.

Texto: Vitor Forcellini
Foto: Divulgação/Basquete Joinville

Um comentário em “Botafogo bate Joinville e fica a uma vitória do título da Liga Ouro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *