Novo bispo de Joinville celebra primeira missa neste sábado

Dom Francisco Bach já está morando em Joinville há uma semana. O novo bispo da Diocese de Joinville vai realizar a primeira missa neste sábado (24), às 15 horas, na Catedral São Francisco Xavier, no centro. Na manhã desta sexta (23), ele respondeu perguntas na coletiva de imprensa realizada pela Diocese.

A atuação do novo líder religioso local deve se basear nas diretrizes do Papa Francisco, segundo palavras do bispo, que demonstrou muito bom humor em suas falas. “Vocês vão ver muito esse rostinho por aí”, afirmou, se comprometendo a atuar junto às comunidades.

Dom Francisco, que estava à frente da Diocese de São José dos Pinhais (PR), também destacou o tamanho de Joinville e que terá muito trabalho para conhecer e conversas com todos os padres e comunidade religiosa. Esta será uma tarefa prioritária no primeiro momento do religioso em Joinville.

Na missa deste sábado haverá a celebração de posse do Dom Francisco Bach. A atividade será coordenada pelo arcebispo da arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. Dom Francisco será o quinto bispo diocesano da cidade. A diocese estava sem titular no cargo desde a morte de Dom Irineu Roque Scherer, em julho de 2016.

Nascido em 1954, na cidade de Ponta Grossa (PR), Francisco Carlos Bach ingressou no seminário na mesma cidade em 1964. Cursou Filosofia e Teologia em Curitiba e foi ordenado sacerdote em 1977, na Paróquia Santa Teresinha, em Ponta Grossa. Entre os anos de 1985 e 1987 realizou seu mestrado em Direito Canônico, na Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. O Papa Bento XVI nomeou Dom Francisco como bispo no dia 27 de julho de 2005. Em outubro de 2012 foi nomeado o novo Bispo Diocesano de São José dos Pinhais (PR).

A Diocese de Joinville abrange 18 municípios da região Norte de Santa Catarina. Possui 65 paróquias e quase 500 comunidades (capelas) divididas em seis comarcas, mais de quatro mil Grupos Bíblicos de Reflexão, mais de 130 padres entre diocesanos e religiosos, 60 diáconos permanentes e 60 funcionários na Mitra Diocesana.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Diocese de São José dos Pinhais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *