Joinville começa a decidir a Liga Ouro nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro

Como se fosse a saga de um herói, o Basquete Joinville foi superando rivais na Liga Ouro até chegar ao adversário mais forte no confronto final. Esse adversário é o Botafogo e o confronto final é a decisão da Liga Ouro, que tem a sua primeira batalha marcada para esta segunda-feira, às 20 horas, no Rio de Janeiro. Assim como na semifinal, o Joinville faz as duas partidas iniciais da série melhor de cinco fora de casa. Uma vitória nessas partidas é o grande objetivo da equipe no momento.

Vencer no ginásio Oscar Zelaya não seria novidade para o Joinville. A equipe venceu o Botafogo fora de casa na fase classificatória, em uma partida muito disputada e com um placar baixo. Porém, foi a única vitória do dos catarinenses no duelo, já que o Botafogo venceu os outros três confrontos entre os times na competição.

Para esta partida, o técnico George Salles confia na boa fase de seus principais destaques. O ala Vezarinho foi o grande nome do jogo que classificou o Joinville para decisão e tem a quinta maior média de pontos da competição. Seu irmão, Felipe Vezaro, é o sexto e tem feitos grandes apresentações nos jogos decisivos. Jeferson Socas também tem bons números nas assistências e nos arremessos de média distância, além de ser um dos mais experientes da equipe. Maxwell e André Bambu também apareceram bem nos momentos em que a equipe precisava de pontos. Com um conjunto muito forte, a aparição dos destaques individuais será fundamental para que o Joinville consiga superar o adversário que tem a melhor campanha da competição.

Pelo lado do Botafogo os destaques são o armador Jamaal, que possui a segunda melhor média de pontos de toda Liga e o ala/armador Arnaldinho, quarto melhor no mesmo quesito. Com uma média de idade bem mais alta que a equipe joinvilense, o alvinegro tem conseguido controlar as partidas a seu favor e nos jogos em casa terá o apoio da torcida botafoguense, bastante engajada em ajudar a equipe a se classificar para o NBB, onde já estão os rivais Flamengo e Vasco da Gama.

Após o jogo desta segunda-feira, as equipes voltam a se enfrentar já na próxima quinta-feira (22), às 20 horas, no mesmo ginásio Oscar Zelaya. Depois disso a série parte para Santa Catarina. O jogo 1 da série será transmitido ao vivo pela página do NBB no Facebook.

Confira as datas e os locais dos jogos finais

Jogo 1 – 19/06 (segunda), às 20 horas,
Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro

Jogo 2 – 22/06 (quinta), às 20 horas
Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro

Jogo 3 – 25/06 (domingo), às 11 horas
Centreventos Cau Hansen, em Joinville

Jogo 4* – 27/06 (terça), às 20 horas
Centreventos Cau Hansen, em Joinville

Jogo 5* – 30/06 (sexta), às 20 horas
Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro

*Se necessário

Texto: Vitor Forcellini
Foto: Basquete Joinville