Audiência pública discute situação dos imigrantes haitianos nesta segunda

Ocorre nesta segunda-feira (19), às 19h30, uma audiência pública para discutir a situação dos imigrantes haitianos em Joinville. O evento, que ocorre no plenário da Câmara de Vereadores, é uma realização da Comissão de Participação Popular após pedido da Clínica de Direitos Humanos da Univille.

A imigração haitiana no Brasil se acentuou nos últimos anos, em especial depois que diversos desastres naturais atingiram o país da América Central, matando milhares de pessoas. O Brasil tem recebido imigrantes, que aqui enfrentam uma série de problemas como a xenofobia, o desemprego e a falta de políticas públicas de acolhimento.

Na atividade desta segunda-feira, estudantes que participam da Clínica de Direitos Humanos da Univille vão apresentar dados colhidos com os imigrantes na cidade, em especial na questão da educação. De acordo com coordenadora da clínica, Fernanda Lapa, a única audiência sobre a situação dos haitianos ocorreu em 2015. Nela, uma série de promessas foram feitas e não foram cumpridas.

A vereadora Tânia Larson (Solidariedade), que preside a comissão, pretende cobrar do poder público a realização das promessas. Foram convidados representantes da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria de Educação e do Ministério do Trabalho e Emprego. O encontro poderá ser acompanhado ao vivo pelo site da CVJ.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Jaelson Lucas/SMCS/Fotos Públicas

ANUNCIANTE