OAB traz ativistas nacionais da legalização das drogas para debate em Joinville

Ilona Szabó é um dos principais nomes do Brasil quando o assunto é legalização das drogas como medida de prevenção à violência e à desigualdade. A ativista estará em Joinville na noite desta quarta-feira (24), em seminário realizado pela subseção joinvilense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento tem início às 19 horas, na sede da OAB Joinville. Porém, não há mais vagas para participar.

Além de Szabó, participa do seminário o advogado criminalista Cristiano Maronna, diretor do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Para ele, o debate sobre a descriminalização das drogas é criminalizado, o que impede avanços na área.

Em relatório recente sobre o presídio regional de Joinville, a OAB apontou a atual política de combate às drogas como um dos principais fatores que causam o encarceramento em massa. A entidade defende uma mudança na legislação como um dos caminhos para o combate a violência e aponta que a atual política não é um caminho razoável.

Ilona Szabó de é co-fundadora e diretora-executiva do Instituto Igarapé, que promove a discussões e ajuda na formulação de políticas públicas sobre drogas, desarmamento e violência. Ela possui mestrado em Estudos de Conflito e Paz pela Universidade de Uppsala, na Suécia, e já participou de diversas ações internacionais nesta área. Também foi corroteirista do documentário Quebrando o Tabu, lançado em 2011, que discute a legalização das drogas em vários países do mundo e a política nacional sobre o tema.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Universitários Pela Paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *