Faturamento dos serviços tem queda de 3,3% em março em Santa Catarina

O setor de serviços apresentou queda no mês de março, tanto no acumulado dos últimos 12 meses quanto na comparação com março do ano passado. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a receita nominal em março retraiu 1,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 12 meses, a variação da receita nominal ficou negativa em 3,3%.

O resultado negativo do mês foi puxado pela queda de 13,5% no faturamento do segmento de informação e comunicação, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Todos os demais segmentos apresentaram crescimento na receita, com destaque para os serviços prestados às famílias, que cresceu 15,6% por conta do arrefecimento da inflação.

O turismo, por sua vez, puxou o resultado para cima. A receita nominal nas atividades turísticas registrou alta de 16% em Santa Catarina, em relação ao ano passado. No resultado acumulado em 12 meses, a variação é positiva em 2,6%.

De acordo com o economista da Fecomércio-SC, Luciano Córdova, apesar da baixa no setor, é importante frisar que os segmentos vêm se recuperando. “Seguindo a tendência geral da economia, os serviços apresentarão melhores desempenhos no decorrer do ano de 2017, com a queda na inflação, a recuperação, ainda que lenta, da renda das famílias e o início de uma retomada do crédito”, disse.

Texto: Felipe Silveira
Foto: Fecomércio-SC
Informações: Fecomércio-SC

ANUNCIANTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *