Semana de conscientização sobre saúde mental inicia em Joinville

Começou nesta segunda-feira (15) a Semana da Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental, em Joinville. A abertura ocorreu durante a manhã, na Câmara de Vereadores. A realização da semana tem como objetivos promover espaços de discussão, reflexão e esclarecimentos sobre a saúde mental, sensibilizar a comunidade sobre a discriminação sofrida pela pessoa com transtorno mental, promover a inclusão social e proporcionar intercâmbio entre os usuários, familiares, profissionais, acadêmicos e comunidade em geral.

“Queremos sensibilizar as pessoas sobre este tema e promover a consideração sobre o sofrimento mental,” explica a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 3) Dê-Lírios, Ana Lúcia Urbanski.

A programação inclui palestras, confraternizações, torneios esportivos, atividades nos serviços e nos territórios de toda Rede de Atenção Psicossocial, além de manifestação em praça pública no 4º CurtaLoucura, que será na quinta-feira (18), Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Quem participa da Semana da Conscientização da Saúde Mental são os usuários e familiares atendidos nos oito serviços da Saúde Mental desenvolvidos no município. Atualmente, são atendidas cerca de 1550 pessoas, com uma equipe de 142 servidores. O evento vai até o dia 19 de maio.

Programação

Dia 16 (terça-feira)
Atividades esportivas, envolvendo as modalidades de bocha, tênis de mesa, jogos de mesa, pebolim e futsal society, na Associação de Servidores da Prefeitura de Joinville, das 14 às 16h30.

Dia 17 (quarta-feira)
Dia dedicado aos profissionais de Referência em Saúde Mental, na ação “Cuidando de quem cuida”, com orientações e atividades diferenciadas.

Dia 18 (quinta-feira)
Dia Nacional da Luta Antimanicomial: serão promovidos eventos culturais, na Praça Nereu Ramos, das 9 às 12 horas, incluindo o 4º CurtaLoucura.

Dia 19 (sexta-feira)
Seminário sobre atendimento à criança e adolescente em situação de violência sexual em Joinville encerra o evento, no dia 19, na Mitra Diocesana, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Abrasco
Informações: Secom/Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *