Joinville está entre as cidades que mais registram pedidos de marcas e patentes

Em 2016, Joinville foi a 12ª cidade brasileira que mais enviou pedidos de patentes e a 25ª que mais solicitou o registro de marcas. Os dados fazem parte das estatísticas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Ao todo, saíram de empresas e instituições de Joinville 92 pedidos de patentes no ano passado. Destes, foram 56 patentes de invenção, 35 patentes de modelo de utilidade e um certificado de adição. Já os pedidos de registro de marcas chegaram a 713.

Apesar de estar entre os melhores do país, o número de pedido de registro de marcas em Joinville sofreu uma queda em relação a 2015, quando 794 solicitações foram realizadas. Já o depósito de patentes apresentou estabilidade, indo de 91 para 92.

Tanto no pedido de marcas quanto de patentes, a cidade ficou atrás de algumas capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro e municípios de grande porte, como Campinas.

Ainda de acordo com os dados do INPI, Joinville foi responsável pelo envio de 49 registros de desenhos industriais e quatro de programas de computador.

Texto: Alexandre Perger
Foto: Divulgação/Sintrasef

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *