Temporal causa mortes e deixa 350 mil unidades sem energia

O forte temporal que atingiu o estado nesta quarta-feira (26) causou três mortes e deixou cerca de 350 mil unidades consumidoras sem abastecimento de energia. Um homem e duas crianças (4 e 10 anos), pai e filhas, morreram em Itajaí, uma das cidades mais afetadas pela tempestade. Eles levaram um choque elétrico após um poste cair. As mãe das crianças está hospitalizada.

O número de unidades sem energia equivale a aproximadamente 12% do total. Ventos fortes e raios provocaram sérios danos ao sistema elétrico, destelharam casas e derrubaram uma grande quantidade de árvores.

De acordo com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), mais de 700 profissionais trabalham na reestabelecimento do sistema. A previsão é que, até o início da noite, cerca de 95% do sistema esteja normalizado.

No norte do estado, várias casas ficaram sem energia. São Francisco do Sul ficou sem abastecimento durante boa parte do dia. Em Joinville, o bairro Paranaguamirim foi afetado. “Já estamos há quase 12 horas sem luz, isso é uma vergonha”, reclamou a moradora Selma Maria Costa.

As áreas mais impactadas foram o Vale do Itajaí, o Litoral Norte e o Planalto Norte, assim como o Oeste catarinense. A tempestade foi decorrente de uma frente fria que atingiu o estado a partir da região meio oeste até o planalto norte. No sistema de média e baixa tensão, milhares de ocorrências foram registradas.

Contato com a Celesc

Call Center: 0800 48 0196
Mensagem de celular: basta enviar a mensagem SEM LUZ + o número da Unidade Consumidora para o número 48196

Texto: Felipe Silveira e Yan Pedro
Foto: Celesc
Informações: Celesc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *