Papa Francisco nomeia novo bispo de Joinville

Dom Francisco Carlos Bach é o novo bispo da Diocese de Joinville. A escolha foi feita pelo Papa Francisco, conforme as regras da Igreja Católica, e anunciada nesta quarta-feira (19). Os fiéis aguardavam a decisão do pontífice desde o falecimento do bispo Dom Irineu Roque Scherer, em julho de 2016.

Dom Francisco será o sétimo bispo da diocese joinvilense, criada em 1927. Atualmente, o bispo está à frente da diocese de São José dos Pinhais, onde permanece como Administrador Apostólico até dia 24 de junho, quando assume a diocese catarinense.

O novo bispo de Joinville nasceu em 1954, na cidade de Ponta Grossa (PR), onde também ingressou no seminário, em 1964. Cursou Filosofia e Teologia em Curitiba e foi ordenado sacerdote em 1977, na Paróquia Santa Teresinha, em Ponta Grossa. Entre os anos de 1985 e 1987 realizou seu mestrado em Direito Canônico, na Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Na diocese de Ponta Grossa, entre os anos 1978 e 2003, exerceu diversos ministérios: pároco, vigário paroquial, professor em escolas, universidades e seminários, reitor de seminário, ecônomo do Seminário Maior e Menor Diocesano e ecônomo da diocese, juiz auditor da Câmara Eclesiástica, diretor geral e administrativo da Rádio Emissora Sant´Ana e administrador diocesano.

O Papa Bento XVI nomeou Dom Francisco como bispo no dia 27 de julho de 2005. Em outubro de 2012 foi nomeado o novo Bispo Diocesano de São José dos Pinhais (PR). Dom Francisco exercia ainda a função de secretário do Regional Sul 2 da CNBB e Bispo Referencial para os Presbíteros no Paraná.

A Diocese de Joinville abrange 18 municípios da região Norte de Santa Catarina. Possui 65 paróquias e quase 500 comunidades (capelas) divididas em seis comarcas, mais de quatro mil Grupos Bíblicos de Reflexão, mais de 130 padres entre diocesanos e religiosos, 60 diáconos permanentes e 60 funcionários na Mitra Diocesana.

O novo bispo deixou uma mensagem aos fieis da Diocese de Joinville. Leia abaixo:

MENSAGEM AO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE JOINVILLE

“Em tuas mãos, Senhor!” (Lc 23,46)

Caríssimos irmãos e irmãs,

Ao saudar cordialmente o Reverendíssimo Pe. Adenir José Ronchi, Administrador Diocesano, abraço afetuosamente cada sacerdote, diácono permanente, religioso, religiosa, seminarista, agente de pastoral, membro de movimento eclesial e fiel cristão. Igualmente estendo minha saudação a todas as pessoas, nas diversas áreas civis e militares, que se empenham por um mundo mais fraterno e solidário, especialmente as autoridades constituídas e membros de outras Comunidades Cristãs, Igrejas e Denominações Religiosas. Afetuosamente, dirijo-me as pessoas que vivem nos Municípios que compõem a Diocese de Joinville.

Quis o Senhor, através do Santo Padre, o Papa Francisco, nomear-me bispo da Diocese de Joinville. Na carta exigida pela Nunciatura, de mente e coração, renovei as palavras ao aceitar o episcopado em 2005: “Consciente da minha indignidade, mas certo de que o amor de Deus não abandona os que n´Ele confiam e invocando a proteção da Virgem Maria e a seu exemplo, só posso dizer meu humilde SIM ao que a Igreja me pede.”

Prezados diocesanos, sinto-me honrado em ser o bispo de Joinville, rica de história evangelizadora e com tão elevada população. Já os tenho em meu coração e em minhas orações. Comprometo-me em disponibilizar todo o meu ser a serviço desta Igreja Particular. Espero ser tudo para todos e com todos contar na missão que me é confiada. Intensifiquemos nossas preces ao Senhor para que, em unidade e comunhão, confirmemos, renovemos e revitalizemos a novidade do Evangelho. Confiantes na intercessão da Virgem Maria e de São Francisco Xavier, padroeiro da Diocese, um só propósito nos alimente: Amadurecer no seguimento de Jesus Cristo e anunciá-lo apaixonadamente com ardor missionário.

Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Dom Francisco Carlos Bach
Bispo eleito de Joinville

Texto: Felipe Silveira
Foto: Diocese de São José dos Pinhais
Informações: Diocese de São José dos Pinhais/Diocese de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *